Em abril, o Instituto Kaplan completa 20 anos de história a serviço da educação e desenvolvimento de metodologias para aulas de educação sexual e ação de prevenção de DST/Aids e gravidez na adolescência.
Fundado por um grupo de especialistas em sexualidade, o Instituto Kaplan se tornou uma Instituição de educação e assistência social que já desenvolveu impacto positivo na vida sexual de milhares de pessoas, através de projetos apoiados pela iniciativa privada e aplicados em parceria com o poder público.
O Instituto Kaplan é responsável pela implantação de política pública em prevenção de gravidez em escolas públicas dos estados de São Paulo, Espírito Santo e Alagoas; que atendeu a 340.000 adolescentes de 13 aos 19 anos até 2010.
Outras ações, por todo o Brasil, o Instituto já capacitou 10.400 educadores na metodologia de educação sexual por meio de seus materiais lúdico-educativos. Entre estes estão os professores e profissionais de saúde e de assistência social.
No atendimento direto com o público o Kaplan mantém um serviço – SOSex – através de ferramentas de comunicação por redes sociais, e-mail, o MSN, Blog e twitter que ao longo dos seus 20 anos atendeu mais de 150.000 pessoas respondendo as mais diversas dúvidas sobre sexualidade.
Em São Paulo, em parceria com o governo do estado, o Instituto Kaplan mantém uma oficina interativa para jovens, no espaço cultural e educacional Catavento, que utiliza recursos multimídia para executar dinâmica com situações sobre sexualidade e prevenção. Os educadores do Instituto Kaplan promovem uma reflexão sobre as escolhas profissionais e conduzem os jovens a perceber como uma gravidez na adolescência poderia interromper esse sonho. O atendimento no Catavento de abril/09 a dezembro/10 registrou a participação de 16.834 adolescentes em 2010.
Ao longo desses 20 anos de trabalho, comprometimento e dedicação aos cidadãos, o Kaplan participou ativamente das mudanças sociais em relação à sexualidade. É uma vitória alcançar o patamar de referência no estudo e aplicação da educação sexual no Brasil: a dedicação, seriedade e compromisso com o conhecimento é que fez o Instituto quebrar o silêncio do diálogo sobre sexo com jovem, por meio de sua metodologia lúdica, e conquistar a confiança de pais e escolas no trabalho de educação sexual.
O Instituto Kaplan teve, ao longo de sua história, a participação de profissionais que acreditam que a educação é o agente transformador da sociedade, que quebra paradigmas e preconceitos, esclarece tabus e pode contribuir para realização de uma vida plena.
Maria Helena Vilela é diretora do Instituto Kaplan- www.kaplan.org.br
Vera Moreira Comunicação – Assessoria de Imprensa
11 3253-0586 / 3253-0729 / veramoreira@veramoreira.com.br
Comments