Muito se fala sobre empresas e profissionais autônomos terem auxílio do assessor de imprensa para alavancar os negócios e serem notados perante a sociedade, mas, como isso realmente funciona?
Essa semana vamos postar um “bom motivo” por dia para contratar serviços de assessoria de imprensa – e outros agregadores de valor que podem dar um ‘up’ na demanda do mercado. Fique atento: todos os dias, às 14h30, você vai conhecer e entender aos poucos que é essencial ter assessoria de imprensa para seguir o caminho certo na carreira. Acompanhe em nossas redes sociais a repercussão do tema e comentários dos internautas.
1. Você quer ser visto como fonte para entrevistas
O planejamento estratégico é o ‘x’ da questão. Nessa etapa, é muito importante que você diga todas as suas intenções, vontades e objetivos para que o assessor de imprensa possa traçar uma linha de raciocínio na criação de sugestões de pauta e releases. O relacionamento “assessoria x veículos de comunicação” é uma via de mão dupla. O que isso quer dizer? Bem, quer dizer que no início, o profissional da área precisa do expertise para despertar no produtor, repórter ou editor, o interesse necessário para te encaixar na matéria; torná-lo fonte. Em dado momento, o jornalista entrará em contato com sua assessoria de imprensa solicitando o seu parecer sobre o assunto, e aí, é correr pro abraço! Também é papel do assessor de imprensa coletar informações factuais e sugeri-las ao cliente como tema para artigos, artifício muito usado para causar impacto e ser inserido na mídia.
2. Você quer fazer do seu negócio, uma notícia
Transformar produtos ou serviços em notícia é papel fundamental do assessor de imprensa. É preciso ter o faro jornalístico bem apurado para identificar oportunidades e inserir o cliente na mídia (aproveitando o bom relacionamento com jornalistas das redações); acreditar no espaço editorial que lhe é fornecido. Falando em crença, outro fator importante é investir em assuntos que muitas vezes para você podem ser irrelevantes, mas é de grande cunho para os jornalistas – e podem render matérias que depois serão reproduzidas por dezenas de outros meios e veículos de comunicação.
3. Você precisa ser visto nas Redes Sociais
As redes sociais não foram criadas somente para entretenimento e memes, pelo contrário! Produzir conteúdos relevantes e verdadeiramente informativos para as diferentes plataformas digitais do cliente (Twitter, Facebook, Instagram, blog etc) pode sim render bons frutos, além de fortalecer a relação consumidor-marca e gerar interação e debates construtivos nos meios. Os resultados provenientes de ações de assessoria de imprensa que foram emplacadas na mídia são ótimos para melhorar a posição da empresa em mecanismos de busca, como o Google, por exemplo. Em outras palavras, quanto mais falam de você, da sua empresa ou do seu produto, mais vão querer saber sobre isso, gerando posts nas redes sociais, visibilidade e influência digital.
4. Você quer que influenciadores digitais falem sobre você
Com o perdão do trocadilho, o canal da vez é o YouTube. Atrelado a ele, a corrente de redes sociais serve para potencializar a influência sobre os usuários, e ter a sua marca, produto, evento, ou até mesmo você expostos nos canais dos influenciadores certos pode ser um ótimo negócio. Os custos podem ser negociados e os planejamentos para estruturação de ações pode beneficiar os dois lados. Exemplificando: a sua marca manda brindes para o influenciador, que por sua vez vai falar sobre o produto/serviço/você, colocando-o em evidência.
5. Você quer conquistar credibilidade
Na assessoria de imprensa, trabalhamos os chamados “jobs” (trabalhos contratados por um curto espaço de tempo), e também com serviços de médio a longo prazo. Esses dois últimos são essenciais para construir, conquistar e manter a credibilidade do cliente, fato este que não acontece do dia para a noite. Tanto para construir como para manter uma boa imagem da empresa perante o público, ou para a sua reputação como profissional na área em que escolheu atuar, é necessário um trabalho planejado, contar com formadores de opinião para divulgar o seu negócio e principalmente, dedicação do profissional de comunicação. Siga todos esses passos e o trabalho será um grande sucesso!
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