top of page
Foto do escritorVera Moreira

5 perguntas para entender a Rede Democracia e Direitos Humanos

Lançada oficialmente no último domingo (24), com objetivo de articular as forças da sociedade brasileira, a Rede Democracia e Direitos Humanos (RedeD) é um hub que conta com organizações, movimentos sociais e indivíduos que atuam na defesa da democracia apartidária e dos direitos humanos no Brasil.

Qual o conceito da RedeD?

A RedeD é uma rede plural, aberta a todas as pessoas e organizações que se identificam com seus objetivos e que reúne, também, sindicatos, universidades e centros de pesquisa, atuando como uma importante iniciativa para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Quais são as atividades da RedeD?

A Rede Democracia e Direitos Humanos conta com ação de comunicação interativa e colaborativa, produz e divulga conteúdo sobre democracia e direitos humanos em seu site e redes sociais, organiza eventos e campanhas, faz o acompanhamento de políticas públicas e mantém relações com instituições internacionais. Compartilha fatos, debates, eventos e cultura que reflitam as necessidades dos cidadãos.

E os objetivos?

Além de promover a cultura da democracia e dos direitos humanos com participação social, a RedeD defende os direitos fundamentais e combate à violência e a discriminação com informação, comunicação popular não-violenta e a articulação de uma agenda comum para todos os apoiadores.

Qual é a principal ação da Rede Democracia até o momento?

Na aldeia Guarani Itawera, no sopé do Pico do Jaraguá, em São Paulo, a RedeD junto com os indígenas, comemoraram a vitória contra o Marco Temporal no Supremo Tribunal Federal. “Com a vitória contra o Marco Temporal, temos que engatar imediatamente a luta pela demarcação. No caso dos Guaranis do Jaraguá, por exemplo, são quase mil indígenas com apenas 1,7 hectare demarcado”, alerta Fred Ghedini, representante da RedeD.

Quem faz a RedeD acontecer?

O Coletivo Digital, a Comissão Justiça e Paz de São Paulo, a Engenharia pela Democracia (EngD), a Frente Inter Religiosa Dom Paulo Evaristo Arns por Justiça e Paz, O Candeeiro e o Movimento Geração 68.

A Rede Democracia é comprometida com a ordem democrática, plural e com os direitos humanos, com a liberdade de imprensa e questões relevantes para a sociedade brasileira. “Divulgamos um manifesto contra o Marco Temporal e, neste momento, nosso propósito é unir a sociedade na luta pela demarcação das terras indígenas e quilombolas, e pela preservação dos biomas brasileiros”, explica Ghedini.

Rede Democracia – www.rededemocracia.com.br Redes Sociais – Instagram | Facebook | Threads

Vera Moreira/ Assessora de Imprensa (11) 3253-0729 | 99973-1474 – vera@veramoreira.com.br

Comments


bottom of page