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Foto do escritorVera Moreira

6 dicas para motorista de aplicativo cuidar do carro corretamente

curso online ensina manutenção preventiva para poupar dinheiro e combustível

Com a crise na economia e cerca de 14,8 milhões de pessoas desempregadas no Brasil, muitas enxergaram no serviço de transporte por aplicativo uma alternativa de trabalho e renda. Usando veículo próprio ou alugado, é preciso tomar alguns cuidados para não ficar no prejuízo a longo prazo.

O engenheiro mecânico Denis Marum, que há mais de 35 anos trabalha no ramo automotivo, já atendeu milhares de motoristas de aplicativo que se queixam quase sempre das mesmas coisas. “Temos que encarar essa atividade como empreendedorismo. A maioria dos motoristas não tem noção de mecânica e muito menos montou uma estratégia para migrar o carro particular como uma ferramenta de trabalho”, afirma Marum.

Marum lista 6 dicas que são as principais dúvidas mecânicas de motorista de aplicativo.

1 – Combustível adulterado

Um teste rápido e eficaz que identifica indícios de adulteração com solvente: em um copo plástico, coloque a gasolina. Se estiver batizada, o fundo do copo vai derreter. Combustível adulterado pode estragar a bomba, a boia de combustível, os bicos injetores e até o catalizador do escapamento. Cada carro tem um preço de peça, mas reparar esses problemas varia de R$800,00 a R$5.000,00. Abasteça, sempre que possível, em locais de sua confiança e guarde as notas fiscais caso precise para comprovar o abastecimento.

(Foto: Trechos do curso – Como verificar solvente no combustível – Denis Marum/Reprodução)

  1. 2 – Óleo do Motor

A qualidade do óleo do motor determina a longevidade do carro, por isso, não deixe passar a data de troca, seja por quilometragem ou tempo de uso. Utilize sempre o óleo indicado no manual do proprietário e evite ser convencido pelos atendentes ou frentistas que insistem em vender produtos diferentes. Outra coisa importante: o óleo do motor NÃO precisa de aditivo. Preste atenção na medição de nível. O óleo deve estar entre as marcas de máximo e mínimo e, caso não esteja abaixo da marca mínima, não é necessário completar.

(Foto: Trecho do curso – Nível de óleo do motor – Denis Marum/Reprodução)

3 – Vazamentos

Fique atento aos vazamentos de óleo do motor, da direção hidráulica e de água, porque interferem diretamente nas peças envolvidas. Para identificar o tipo de vazamento, observe a coloração dos produtos: óleo do motor é marrom escuro (quando novo, a tonalidade é um pouco mais clara). O óleo da direção hidráulica ou do câmbio automático é vermelho. Se você identificou um vazamento de água e ela está transparente, pode ser que seja somente o suor do sistema de ar-condicionado do carro, mas se o tom é o rosado, pode ser que o sistema de arrefecimento do veículo esteja comprometido. Procure um profissional para verificar as condições de mangueiras e conectores.

(Foto: Trecho do curso – Identificação de fluidos – Denis Marum/Reprodução)

4 Amortecedores

A função do amortecedor é trazer, além de conforto, estabilidade para o carro. Se ele travar, o motorista pode perder o controle e o risco de acidente é maior. Quando for trocar o amortecedor, opte por uma peça nova, esqueça as recondicionadas. Para fazer o teste caseiro do amortecedor, empurre a traseira do carro para baixo e observe o “balanço”. A oscilação deve ser mínima. Amortecedor cansado pode estragar as buchas da suspensão e os pneus.

(Foto: Trecho do curso – Teste caseiro de amortecedor – Denis Marum/Reprodução)

5 – Velas

Muitas vezes negligenciadas por motoristas inexperientes, as velas são responsáveis por queimar o combustível que entra no motor. Quando desgastadas, não produzem faísca suficiente e parte do combustível é eliminado pelo escapamento, fazendo com que você jogue dinheiro fora. Este é um item importante do carro e que deve funcionar adequadamente.

(Foto: Trecho do curso – Velas queimadas – Denis Marum/Reprodução)

6 – Alinhamento e balanceamento

Alinhamento e balanceamento a cada 10 mil km evitam que as rodas tortas se arrastem. Um sintoma forte de que o carro precisa alinhar e balancear é quando ele “joga” para a direita ou esquerda sem que o motorista vire o volante. Uma peça de chumbo na roda pode resolver o problema de balanceamento. Adiar esse ajuste faz com que haja gastos com combustível, desgaste prematuro dos pneus e desconforto na direção.

(Foto: Trecho do curso – Como os profissionais fazem alinhamento e balanceamento do veículo – Denis Marum/Reprodução)

O engenheiro alerta para outros itens que merecem atenção: embreagem, correia dentada, correia serpentina, câmbio automático, pastilhas e discos de freio, mau odor, filtros de óleo, de ar-condicionado, bateria, e estado geral dos pneus.

“Sei que esse período de pandemia afetou muitas famílias. Nem todo mundo tem acesso a esse tipo de informação e estou aqui para mudar essa realidade. Reduzir gastos com manutenção e entender como gerenciar o negócio são informações importantes para fazer a atividade dar lucro. Desenvolvi um curso voltado para todo mundo que tem carro e quero ajudar o máximo de pessoas que eu puder”, conclui Marum.

(Foto: Mecânica Básica para Motoristas de Aplicativo/Divulgação)

O primeiro módulo do “Curso de Mecânica Básica para Motoristas de Aplicativo” , por apenas R$ 27,00, aborda estes e outros itens que são importantes no dia a dia e na manutenção preventiva do veículo, oferecendo, gratuitamente, um e-book exclusivo com todas as informações passadas em aula.

Vera Moreira Comunicação/Assessoria de Imprensa (11) 3253-0586/ 99973-1474 – veramoreira@veramoreira.com.br

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