top of page

A importância da Arte nos templos católicos

Foto do escritor: Vera Moreira ComunicaçãoVera Moreira Comunicação

A Igreja Católica foi a grande mecenas desde os anos 700 e estimou seus artistas e acervo em nível global, sendo que o valor das grandes obras de arte nos templos é imensurável. No Brasil, esse legado artístico inclui desde os afrescos como a arte eclética.

O entrevistado do Canal Angelini é Percival Tirapeli, professor titular em História da Arte Brasileira no Instituto de Artes da Unesp, autor de 25 livros sobre história da arte brasileira e latino-americana, com ênfase no período colonial. É curador do Museu de Arte Sacra de São Paulo e dos Acervos dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo (Bandeirantes e Boa Vista).

“Criar arte para igrejas é desafiador. O artista pode levar mais de 10 anos em andaimes para fazer afrescos, criar vitrais com dezenas de detalhes ou trabalhar esculturas, comum nas obras renascentistas, barrocas e até nas modernas. A arte católica transmite a passagem dos santos, a história da Bíblia e o culto aos ícones da espiritualidade. Listamos no Brasil 250 artistas de templos católicos. Em São Paulo, há grandes exemplos, desde a obra de índios na capela de S. Miguel Paulista às obras na Igreja da Consolação de Benedito Calixto, que foi o grande artista brasileiro reconhecido pelo Papa”, conta Prof. Percival.

Um programa com muitas imagens, curiosidades e dados históricos sobre a arte religiosa. “A arte foi a linguagem que as religiões usaram para transmitir a narrativa da espiritualidade. Costumamos admirar as obras nas igrejas no exterior, mas o Brasil tem um acervo espetacular e o Prof Percival nos conta, e mostra com muitas fotos na entrevista, detalhes sobre restauro, conservação e trabalhos de alguns artistas. O programa está impecável e vai nos encher de orgulho e vontade de visitar as igrejas”, diz Cris Angelini.

A entrevista conta com a participação especial da jornalista Laura Carneiro que produziu o último livro ‘Igrejas de São Paulo: Arte e fé,’ uma coedição da Editora Unesp, Edições Loyola e Arte Integrada, ilustrado com 330 fotografias, 80 artigos de 40 autores dos mais renomados para tratar do tema.

O programa “A importância da Arte na história dos Templos Católicos” estreia dia 10 de fevereiro no Canal Angelini no YouTube e no Spotify.

Foto: Divulgação/Canal Angelini

Vera Moreira Comunicação/Assessoria de Imprensa do Canal Angelini (11) 3253-0586 – 99973-1474 – veramoreira@veramoreira.com.br

Comments


bottom of page