Agricultura orgânica, sustentabilidade e ações de preservação dos biomas
- Vera Moreira Comunicação
- 21 de jun. de 2012
- 2 min de leitura
Foi muito produtivo o debate sobre mercados orgânico e natural na Green Rio, uma das atividades paralelas da Rio+20. Ming Liu, coordenador executivo do Projeto Organics Brasil, participou do painel “Orgânicos, Indicação Geográfica e Comercio Justo: Valores Agregados da Economia Verde”, e destacou a relevância das temáticas e o alto nível das discussões dos especialistas, um ano depois da regulamentação dos orgânicos no Brasil.

“Os exemplos do Brasil em agricultura orgânica, sustentabilidade e ações de preservação dos biomas foram ressaltados, mas muito há que fazer desde a regulamentação do setor no ano passado. Se formos comparar com a evolução do mercado de orgânicos no mundo, podemos citar como exemplo nos Estados Unidos, onde o processo de regulamentação ocorreu no final de 1999, com o estabelecimento do selo oficial de produto orgânico, e faturamento do mercado de pouco mais de US$1 bilhão. Mais de uma década depois, a indústria americana de orgânicos movimentou cerca de US$ 31,8 bilhões de dólares, ano passado, segundo a OTA (Organic Trade Association)”, ressalta Ming Liu.
O coordenador do Organics Brasil acredita que, na cadeia produtiva, é necessário estimular o processo de capacitação dos meios, melhorar processos produtivos nas comunidades, agregar valor aos produtos, trabalhar valores socioeconômicos e culturais.
Projeto Organics Brasil – O Projeto Organics Brasil (www.organicsbrasil.org) é o resultado de uma ação conjunta da iniciativa privada com o IPD (Instituto de Promoção do Desenvolvimento) e da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), compondo uma sólida base institucional criada para fortalecer o setor brasileiro de orgânicos e viabilizar sua expansão no mercado internacional.
Projeto Organics Brasil – www.organicsbrasil.br
Fonte – Ming Liu – coordenador executivo
Vera Moreira/ Assessora de Imprensa/ (11) 3253-0586
Comments