top of page
Foto do escritorVera Moreira

APAF completa dez anos, investe em educação e promove inclusão social

A Associação Paulista de Apoio à Família (APAF) foi fundada em 2004 por pais e amigos da Stance Dual School, uma das mais conceituadas escolas de ensino na cidade de São Paulo, com o objetivo de promover o desenvolvimento das famílias que vivem em situação de vulnerabilidade para interromper o ciclo de exclusão social.

A entidade começou com uma creche para a comunidade da Bela Vista, no entorno da escola. Em dois anos, criou um programa de capacitação para oferecer oportunidades para inserção de mulheres no mercado de trabalho; e começou a oferecer atendimento integrado: acolhimento da família com educação.

Ao completar dez anos, a APAF atende 187 crianças em duas creches (conveniadas com a Prefeitura de S.Paulo), uma unidade de capacitação profissional para mulheres de 18 a 50 anos, com cursos de hospitalidade e beleza; oficinas de artesanato e gastronomia, que atende 197 mulheres em processo de capacitação. São 47 funcionários e mais de 100 voluntários que adotaram o lema da entidade “Educar para Transformar”.

A APAF mantémo programa de inclusão social – o Espaço Iluminar – e suas unidades da Creche Aconchego. O Espaço Iluminar oferece promoção social e capacitação profissional nas áreas de Hospitalidade (camareira, auxiliar de cozinha,garçonete e auxiliar de limpeza) e de Lavanderia (passadeiras e auxiliares); com encaminhamento ao mercado de trabalho através de parcerias com hotéis e a ANEL (Associação Nacional de Empresas de Lavanderia). As mulheres que fazem o curso recebem ajuda de custo mensal para estudar.

Outro projeto de capacitação é o Maria Bonita que forma manicure com o apoio do SENAC e capacita auxiliar de cabeleireiro, em parceria com o Projeto Tesourinha, duas profissões com alta demanda e poder de empreendedorismo individual.


creche
Maria Bonita

As atividades culturais, com oficinas e workshops, focam o desenvolvimento de habilidades e competências, como fabricação de cupcakes; ou que tratem de questões como cidadania e saúde.

Já o atendimento à criança é realizado pelo Centro de Educação Infantil Aconchego, em duas unidades no bairro da Bela Vista – região central de S.Paulo, com atendimento a crianças de zero a quatro. As creches são conveniadas com a Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de São Paulo e contam com o diferencial da supervisão pedagógica da Stance Dual School. A APAF busca promover o desenvolvimento integral das crianças atendendo suas necessidades educacionais, sociais, de saúde, cultura, esporte e lazer.

“A Associação Paulista de Apoio à Família acredita que pode contribuir para a construção de um mundo melhor, transformando o indivíduo, e que o exercício da solidariedade e da responsabilidade social são valores essenciais para a formação de uma sociedade melhor e mais justa. Nesses dez anos queremos aumentar a base de voluntários, queremos construir uma sede própria e ampliar os cursos de capacitação. É indescritível a emoção de ver uma mulher, que vivia em abrigos com os filhos, se formar, começar a trabalhar num hotel ou uma lavanderia, conseguir alugar um imóvel e mudar seu presente e o futuro”, explica Eliana O. Rahmilevitz,presidente da APAF.

APAF– 10 anos

Fundação – 2004

Creches Aconchego – atendidas mais de 1.700 crianças de 0-4 anos

Cursos Hospitalidade e Maria Bonita – mais de 900 mulheres encerraram os cursos de profissionalização em hospitalidade hoteleira, lavanderia, passadoria e recepcionista, assistente de cabelo e manicure.

Workshops, oficinas e palestras – mais de 1.100 mulheres atendidas

Parcerias para ingresso no mercado de trabalho – Rede Accor (hotelaria), ANEL (lavandeira) e Jacques Janine (salão de beleza)


montagem-mulheres

APAF – Associação Paulista de Apoio à Família

Rua Avanhandava, 485 – Bela Vista – CEP: 01306-001

Tel: (11) 3120-4639 – http://www.apafsp.org.br

Vera Moreira / Assessora de Imprensa / (11) 3253-0586 – veramoreira@terra.com.br

Comments


bottom of page