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Aplicativo MoveCidade avalia transporte público e ciclovias de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Hor

Foto do escritor: Vera Moreira ComunicaçãoVera Moreira Comunicação

O aplicativo MoveCidade, criado pelo Idec em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (iCS) e o Laboratório de Experimentação Digital (LED), disponível para sistemas Android e IOS, fornece ferramentas para avaliar questões importantes do sistema de transporte, como pontualidade, segurança, conforto, estado de conservação e outros quesitos dos ônibus, metrôs, trens e ciclofaixas.

É importante a participação da população nas avaliações para ter voz e ajudar a melhorar a situação do transporte público.

O aplicativo está ativo na cidade de São Paulo, desde novembro de 2016, e acaba de ser lançado no Rio de Janeiro (26 de setembro) e Belo Horizonte (28 de setembro).

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O aplicativo funciona da seguinte forma: sobre a qualidade dos ônibus municipais e intermunicipais, metrô, trens da CPTM e ciclovias, além de estações de bicicletas compartilhadas e as rotas que utiliza, o usuário ajuda a produzir dados para pressionar o poder público por melhorias, além de informar outras pessoas.

Em dez meses, o MoveCidade recebeu, só em São Paulo, quase duas mil análises de usuários. Pelo aplicativo, numa escala de 1 a 5 estrelas, as pessoas deram média 2,95 pelo serviço de ônibus na cidade de São Paulo. A maior reclamação é em relação à limpeza e manutenção dos ônibus.

Ação no Rio de Janeiro

Ação no Rio de Janeiro | Foto: Idec


No Rio de Janeiro, as ações de divulgação aconteceram em parceria com a Casa Fluminense, Bike Anjo, ITDP, Meu Rio, MobiRio, Rio como Vamos e Transporte Ativo. As intervenções foram realizadas na Central do Brasil, no Largo da Carioca e na ciclovia Pinheiro Machado/Laranjeiras.

Já em Belo Horizonte, as dinâmicas participativas ocorreram na Praça da Estação, na Estação BRT e na Ciclovia do Leste.

Ação em BH

Ação em BH | Foto: Idec


Mobilidade é um direito fundamental, e é preciso que a população se conscientize disso. Para o Idec, somente pressionando prefeituras e concessionárias é possível conseguir melhorias de um serviço que ainda deixa muito a desejar no Brasil.

MoveCidade    http://movecidade.org.br/

Fonte – Rafael Calábria – Pesquisador de Mobilidade Urbana do Idec

Assessoria de Imprensa – Vera Moreira Comunicação Tel: (11) 3253-0729 e 99973-1474 – veramoreira@veramoreira.com.br Idec- imprensa@idec.org.br (11) 3874-2161

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