Associação Brasil Parkinson denuncia falta de medicamento no SUS para a Doença
- Vera Moreira Comunicação

- 5 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
entidade realiza amanhã (06) o mutirão para diagnóstico da Doença de Parkinson no ABC
Abril é o mês de Conscientização da Doença de Parkinson. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que aproximadamente 1% da população mundial com idade superior a 55 anos tem a Doença de Parkinson.
A presidente da Associação Brasil Parkinson (ABP), Dra. Érica Tardelli, denuncia a falta de medicamentos no SUS e a falta de manutenção e troca das baterias dos eletrodos que são implantados numa cirurgia invasiva chamada de estimulação cerebral profunda (DBS, do inglês Deep Brain Stimulation), uma opção de tratamento para pacientes com Parkinson que têm sintomas graves e que não respondem adequadamente aos medicamentos ou que sofrem de efeitos colaterais significativos.
No sábado, dia 6 de abril, a Associação Brasil Parkinson e a Faculdade de Medicina do ABC realizarão um mutirão para diagnóstico da Doença de Parkinson. Dezenas de pessoas já se inscreveram para a avaliação gratuita e as orientações dos profissionais.
A Doença de Parkinson (DP) é uma doença neurodegenerativa crônica que afeta principalmente os movimentos automáticos, como: andar, falar, escrever. Alguns dos sintomas motores mais comuns incluem: lentidão de movimento (bradicinesia), rigidez muscular, tremor, problemas de postura e equilíbrio. Atualmente, não há cura, mas existem tratamentos que podem ajudar a gerenciar os sintomas. No Brasil, estima-se que passem de 200 mil pessoas.
Mutirão para diagnóstico da Doença de Parkinson (Avaliação Gratuita) Local – Faculdade de Medicina do ABC – Av. Lauro Gomes, 2000 – Santo André/SP Inscrições e informações: https://www.parkinson.org.br/
Vera Moreira Comunicação – Assessoria de Imprensa (11) 3253-0729 | 99973-1474 – veramoreira@veramoreira.com.br




Comentários