top of page

BF Colchões cresce 180% em 2021, aposta no e-commerce e ganha o Brasil

Foto do escritor: Vera Moreira ComunicaçãoVera Moreira Comunicação

A empresa paranaense BF Colchões, fundada em 1968 em Maringá, é hoje a marca de colchões mais vendida pela internet no país, através dos principais marketplaces e pela única revendedora oficial, a EmCompre. Cresceu 180% em 2021, em plena pandemia. É considerado um case do mercado porque registrou 1.600% de aumento em vendas, acumulados nos últimos cinco anos. A empresa tem a impressionante marca de mais de 1 milhão de clientes atendidos em seis anos. E esses números tendem a aumentar em 2022.  

O mercado de colchões deve movimentar mais de R$ 12 bi em 2022, segundo projeções da Associação Brasileira da Indústria de Colchões (ABICOL). Uma pesquisa do Instituto Impulso, com 10 mil consumidores, mostra que 85% acreditam que um bom colchão é a chave para uma boa noite de sono e quase 90% que trocaram colchão nos últimos 5 anos investiram em travesseiros, lençóis e colchas.

Com 960 colaboradores, uma loja física de 5mil m², a BF é a primeira indústria brasileira a adquirir uma máquina de colchão à vácuo, que compacta o produto para permitir o transporte por qualquer meio, até mesmo de bicicleta, além de facilitar a entrada em elevadores e cômodos pequenos. Essa foi uma grande mudança de paradigma de venda de colchões e acessórios.

A estratégia com os pilares de inovação, investimento em tecnologia e matéria prima, canais de venda diversificados e humanizados fazem da BF Colchões uma indústria que sabe se comunicar com o consumidor.

“Há cinco anos nesse mercado foram vários os avanços de aprendizado na construção de nossa marca. É claro, há muito o que aprimorar. Porém, vejo diariamente o crescimento desses canais e da nossa marca que era apenas regional e não existia no mundo online, e, em pouco tempo, ganhou credibilidade e posicionamento de marca. Ao estar dentro de um canal de reputação, recebemos a estima do Marketplace e temos a oportunidade de permitir ao consumidor final conhecer nosso mix de produtos e a nossa qualidade.”, explica Vanessa Ferraz, Head de Marketplace da BF Colchões.

Sustentabilidade e Tecnologia

A BF Colchões usa tecnologia de ponta e matéria prima sustentável, como o uso de tecidos com tratamento antimicrobiano (antiácaro, antifungo e antialérgico) e madeira de reflorestamento. Possui certificados de processo e qualidade da ABICOL, ISO 9001, Inmetro, ABNT e selo Pró- Espuma de Qualidade – INER (estudo do sono).

“Nosso propósito é levar produtos de qualidade com preço justo, para conforto do lar. Nossa loja é especializada em roupas de cama, linha completa de colchões e travesseiros, puffs e linha pet. Éramos uma empresa atacadista, com 50 anos no mercado, em Maringá, mas como somos inovadores, em 2015 investimos em uma operação para ampliar os canais de venda através de marketplaces. Deu certo. O consumidor conhece nossos produtos, nossa marca e hoje estamos em primeiro lugar na venda de colchões pela internet no Brasil”, comemora Vanessa Ferraz.


Vanessa Ferraz (meio) apresenta produtos BF Colchões em live/Reprodução

Protagonismo com colchão a vácuo

Um dos exemplos da inovação tecnológica permanente da BF Colchões é o produto a vácuo. Foi a BF Colchões que lançou esse tipo de tecnologia no Brasil, quando trouxe uma máquina especial importada da Itália, capaz de compactar grandes volumes. E a marca com maior volume de venda, e maior coleção de modelos de colchão enrolados.

Neste equipamento, o colchão é prensado, enrolado e embalado a vácuo, facilitando o transporte até o consumidor, que está sempre aberto a novas experiências, além de poupar espaço nos caminhões devido ao tamanho reduzido, permitindo o transporte de mais unidades em um mesmo veículo e consequentemente, diminuindo a emissão de CO2 na atmosfera (gás que causa o efeito estufa). Ao ser aberto, o colchão enrolado retorna ao seu estado inicial, com o mesmo nível de conforto e qualidade que os colchões tradicionais. Não é possível compactá-lo novamente.

Canais de venda

A BF Colchões atende todo o Brasil com um frete competitivo e rápido, está em 15 grandes marketplaces, como Amazon, Americanas.com, Magazine Luiza, Dafiti, Mercado Livre – Loja Oficial, Submarino, Shoptime, Extra, Casas Bahia e Ponto Frio, comercializando produtos de suas linhas de cama, colchões, decoração e pet. A loja física fica em Maringá, no Paraná, assim como a revendedora oficial EmCompre.

Fonte – Vanessa Ferraz – Head de e-Commerce e Marketplace

Vera Moreira/ Assessora de Imprensa/ (11) 3253-0729 e 99973-1474

Comments


bottom of page