top of page
Foto do escritorVera Moreira

Boa alimentação é ferramenta de prevenção às doenças cardíacas

Obesidade infantil e em adolescentes propiciam infarto

 ​            A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou uma lei que prevê que a cantina em escola – pública ou privada – que vender alimento não saudável ficará proibida de renovar licenciamento e alvará. O texto será discutido na Câmara, antes de ir à sanção da presidente Dilma Rousseff.

O cirurgião cardiovascular Roberto Rocha e Silva, autor do livro Querido Coração, acredita que é de pequeno que os bons hábitos alimentares vão ajudar na vida saudável do coração.

Capa_Querido Coração

“A obesidade sozinha já é um fator de risco, e sua presença leva ao sedentarismo pela dificuldade de fazer exercícios. Além disso, a alimentação inadequada do obeso facilita a elevação do colesterol. O obeso está mais sujeito ao diabetes, e, quando surge, a doença geralmente é mais precoce e de mais difícil controle. Finalmente, a obesidade está associada à hipertensão. Logo, a obesidade está relacionada direta ou indiretamente a cinco dos sete fatores de risco”, explica Dr Roberto Rocha e Silva.

“Quando opero um paciente obeso, antes de chegar às coronárias deparo com uma espessa capa de gordura amarelada em volta do coração. Não é uma visão agradável. Não deixe que isso aconteça com você!”, complementa o autor.

No consultório, a maioria dos pacientes com problemas cardíacos está com sobrepeso ou já obesos, e o conselho sempre é fazer uma reeducação alimentar para ser adotada a vida toda.

“Diz o dito popular que devemos tomar o café da manhã como reis, almoçar como príncipes e jantar como mendigos. Nada mais correto. As primeiras duas refeições fornecem energia para enfrentar o dia a dia. E, se tudo correr bem, isso incluirá a cota diária de exercícios. Oferecer em casa e na escola, alimentos saudáveis ajuda muito no combate às doenças cardíacas”, diz o médico.


 

Sobre o autor – Dr. Roberto Rocha e Silva é membro da Unidade Cirúrgica do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. É especialista em cirurgia de revascularização do miocárdio sem circulação extracorpórea (CEC) e chefia a equipe de cirurgia cardiovascular que atua no Hospital Pitangueiras do Grupo SOBAM e no Hospital Paulo Sacramento do Grupo Intermédica. É a terceira equipe brasileira credenciada para realizar Cirurgias Minimamente Invasivas (no inglês, MIS) com o uso de Cateter Aórtico (EndoClamp®).

 “Querido Coração” – Autor: Roberto Rocha e Silva

Editora – Metalivros   Preço de capa: R$ 19,90


 

Vera Moreira/ Assessora de Imprensa/ (11) 3253-0586/ 9 99731474

Comments


bottom of page