Dra. Daniela Landim
Rejuvenescimento com células-tronco é a revolução na Medicina disponível no campo dermatológico, com resultados fantásticos. Apresentado nos principais congressos internacionais, os tratamentos com célula-tronco já são realidade no Brasil.
O uso de células-tronco para o tratamento dermatológico se dá a partir da retirada de um pedaço de pele, através de uma pequena biopsia ou mesmo de restos cirúrgicos de uma lipoaspiração. Feita a coleta do material, este é congelado em nitrogênio líquido (criopreservação) e encaminhado para o laboratório especializado.
No processo, separam e multiplicam as células, os fibroblastos que têm como sua função básica produzir colágeno e elastina, encontrados na derme, para disponibilizar em seringas em meio aquoso ou em ácido hialurônico, que serão injetadas na área do tratamento.
Injetadas estas células na derme, os fibroblastos vão produzir colágeno e elastina, com isso conseguimos reverter o envelhecimento das áreas afetadas. Podemos tratar deformidades de contorno facial, sulcos, cicatriz de acne, envelhecimento e flacidez. Aplicadas em áreas como a face, joelho, cotovelo, colo e pescoço. Conforme passa o tempo, há uma melhora progressiva dos resultados.
O nome desse tratamento inovador é Revitacel. É seguro e tem como maior vantagem a ausência de alergias, rejeição ou crescimento desordenado, pois os fibroblastos são autólogos, ou seja, do próprio paciente
Outro ponto forte do tratamento é a manutenção da longa duração desse processo, que está em torno de quatro anos. Não há faixa etária limite para adesão desse tratamento, pois a literatura comprova que mesmo o paciente idoso, recupera sua capacidade proliferativa quando mantidas e expandidas em cultura. Somente não é indicado para pessoas que são portadoras de doenças autoimunes sistêmicas em fase ativa e doenças do colágeno.
Dentro do arsenal terapêutico atual, este é um dos tratamentos de ponta. São poucos os médicos que aplicam essa técnica. Devemos salientar que apesar de ser um grande trunfo da dermatologia, os tratamentos como: o laser, uso de protetores solar e de antioxidantes e uma boa hidratação são indispensáveis para otimizar qualquer tratamento rejuvenescedor.
Dra Daniela Landim é dermatologista, com pós-graduação em Medicina Estética.
Comments