A fé atua na melhor recuperação dos doentes? Como a medicina encara a fé e o apego religioso de seus pacientes? Há pesquisas mundiais que apontam que a espiritualidade ajuda pacientes e familiares a enfrentar enfermidades e doenças terminais.
O Canal Angelini discute a Saúde e Espiritualidade com o cardiologista Dr Roque Savioli, autor de mais de 20 livros entre eles “20 Anos de Milagres que a Medicina não Contou” (Editora Canção Nova) e La Guérison des Trois Coeurs – Presse de La Renaissance (Paris,França).
“Temos um grupo de estudos no Incor e sabemos que a oração e a fé ajudam muito a recuperação dos pacientes, isso vivenciamos todos os dias no hospital. Existem escalas para identificar religiosidade e espiritualidade de cada pessoa. Eu sempre pergunto se o paciente quer falar sobre Deus. Isso abre muito a relação médico-paciente. O médico tem que entender as religiões e respeitar os costumes e tradições. Eu vivi isso há poucos meses: tive Covid, fiquei internado na semi-intensiva e revi toda minha vida. Olhava os marcadores e minha oxigenação caía, pedi à Deus que melhorasse e nada… tive que confiar na minha fé e sabia que tudo que pudesse ser feito da medicina estava em procedimento”, explica Dr. Savioli.
O programa sobre Saúde e Espiritualidade estreia dia 4 de março no Canal Angelini, no Youtube.
Vera Moreira/ Assessora de Imprensa/ (11) 3253-0586/99973-1474 – vera@veramoreira.com.br
Comments