Com a resistência dos pais em mandar os filhos para a escola com o aumento da Covid-19, Colégio Einstein de Assis (interior de SP) é um exemplo de que o ensino por telepresença dá bons resultados.
O diretor do Colégio, Henrique Flory, acredita que existe uma evolução verdadeira das aulas durante a pandemia, que é possível engajar os alunos e propagar as estratégias que dão certo para compartilhar com toda rede de ensino dentro da realidade brasileira.
Flory faz uma reflexão: “Não existem mais alunos com caneta e caderno apenas. Saudosismo e velharia não são bons professores. Grandes crises trazem grandes dificuldades e dores, mas também, para os que sabem aproveitá-las, trazem grandes oportunidades para o crescimento e a mudança. Em 2020, o Colégio Einstein Assis não perdeu nem um dia de aula, já estava preparado para uma aula telepresencial online. Mas a cada mês que se passava conheceu novos parceiros, em tecnologia e metodologia, e incorporou mudanças que aprimoravam caso a caso o fazer educacional e pedagógico”.
As estratégias do Colégio Einstein durante a pandemia, como atenção para alunos que apresentavam dificuldades, com monitores e depois com professores-plantonistas resultaram em novas oportunidades com as novas avaliações, atividades e as “escolas de férias”. O colégio firmou parceria com a edutech TutorMundi, com mais de 2.000 professores particulares online disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. Foram criados “times olímpicos”, com equipes multiseriadas que estudavam em conjunto para olimpíadas científicas específicas e outros temas de suas escolhas.
O resultado é mensurável pelo alto desempenho dos alunos: no ano passado, os alunos conquistaram 15 medalhas em olimpíadas científicas nacionais e internacionais, sendo 4 de ouro; e 100% dos alunos formados no 3º ano do Ensino Médio foram aprovados nos vestibulares.
“O Colégio Einstein iniciou 2021 com mudanças ainda mais proativas em sua metodologia. Exercícios e atividades online, em tempo real e agendados, são agora preparados para cada aula logo após a aula teórica, com o apoio do monitor e dos tutores, e com avaliação simultânea e em tempo real. Para tanto, usamos parceiros como o Google for Education, Nearpod, Educandus e vários outros. Dessa forma, conquistamos o que sempre foi considerado um dos grandes objetivos da Educação: uma avaliação contínua e próxima, suavizando o efeito das provas e exames. 60% da avaliação dos alunos hoje é feita por meio das suas atividades diárias”, explica Henrique Flory, diretor do Colégio Einstein de Assis (SP).
Colégio Einstein – https://einsteinassis.com.br/ Fonte – Henrique Flory Assista aos alunos em suas atividades – https://drive.google.com/file/d/1l02siRPGZLdHOaWL96S6Z8nGueF2uhAl/view?usp=sharing
Vera Moreira/ Assessoria de Imprensa/ (11) 99973-1474 vera@veramoreira.com.br
Comments