top of page

Como realizar os exercícios de Pilates durante tarefas rotineiras

  • Foto do escritor: Vera Moreira Comunicação
    Vera Moreira Comunicação
  • 22 de nov. de 2012
  • 2 min de leitura

Vemos em todo mundo a multiplicação de estúdios de Pilates. Cada vez mais pessoas conhecem e praticam o método, se beneficiando de seus efeitos. Porém, muitas vezes observamos que todo o trabalho realizado se perde se não for aplicado também nas outras atividades que desempenhamos no dia a dia.

Afinal, de nada adianta aprender e executar perfeitamente os exercícios sob a orientação de um professor, acionando devidamente o centro de força, esforçando-se para alcançar o maior alongamento possível e  mantendo a melhor postura, se imediatamente após a sessão, às vezes antes mesmo de deixar o estúdio, caímos nos mesmos velhos e maus hábitos.

A proposta do Pilates é melhorar a saúde das pessoas, conscientizando-as e dando os instrumentos necessários para que isso seja atingido por cada um, em seu tempo e dentro de suas possibilidades. Mas para que isso realmente aconteça, além de contar com um método de exercícios que respeite a biomecânica, que seja capaz de fortalecer e alongar equilibradamente todo o corpo e possa proporcionar a prevenção e a reabilitação de lesões, precisamos aplicar seus conceitos também no dia-a-dia.

Cada vez mais a consciência e a realização desses princípios fora do ambiente dos estúdios devem ser incentivadas pelos professores do método, inclusive pensando em praticar de uma nova maneira, antigas modalidades de esportes e de condicionamento físico. Por  exemplo: se ao nos colocarmos em pé numa fila observarmos nossa postura, procurarmos manter a coluna ereta com o abdome acionado, distribuirmos melhor o peso do corpo nos pés, joelhos, quadris ao invés de nos ocuparmos de olhar a TV ou de qualquer outra tarefa que nos afaste do controle consciente do nosso corpo, podemos dizer que de certa forma, estamos praticando Pilates.

O Pilates estar na moda nos dias de hoje até pode parecer uma novidade, mas, na verdade, trata-se de uma técnica criada na época da 1ª Guerra Mundial. Joseph H. Pilates introduziu ao mundo do condicionamento físico princípios inovadores de como praticar atividade física, utilizando o corpo de forma consciente e trazendo o máximo de eficiência e equilíbrio ao desenvolver força muscular e alongamento. Porém, essa nova abordagem corporal não foi  de pronto aceita por todos os seus contemporâneos a despeito dos comprovados resultados  positivos.

Como ele mesmo dizia, seu método estava pelo menos 50 anos à frente de seu tempo e ele já previa  que sua universalização se daria muito tempo depois de sua morte. E ele estava certo.

Cristina Abrami, educadora física e diretora técnica do CGPA Pilates.

 
 
 

Comentários


bottom of page