Os custos são altos para recuperar um carro que sofreu com a enchente, seja se estacionado e a água subiu ou se o motorista tentou atravessar áreas de alagamentos e o carro pifou.
O engenheiro mecânico Denis Marum, diretor da Chevy Auto Center, explica quais os procedimentos para minimizar os custos com a recuperação do veículo.
1) Substitua o óleo do motor e verifique o óleo do câmbio, óleo esbranquiçado é sinal de contaminação com água, não esqueça de trocar também o filtro de óleo.
2) Verifique os faróis e lanternas traseiras, caso tenha água, remova e seque corretamente, retirando as lâmpadas e secando os contatos.
3) Verifique o filtro de ar do motor, caso esteja molhado, substitua-o e seque a caixa plástica onde fica alojado.
4) Leve o veículo ao seu mecânico para fazer uma limpeza nos freios e no radiador, sacos plásticos presos no radiador podem prejudicar o sistema de arrefecimento e acabar provocando um superaquecimento do motor.
5)Retire os bancos para lavagem e secagem. Quanto ao carpete o procedimento é o mesmo, mas não tente reaproveitar a forração de algodão que fica em baixo do carpete, que é a grande responsável pelo mau cheiro característico de carros sinistrados.
6) Remova o step do porta malas e seque o macaco, chave de roda e triângulo. Não esqueça do carpete do porta malas.
7) Verifique se o manual do proprietário ficou enrugado. Se sim, vai ser difícil vender este carro.
8) Peça para seu mecânico verificar todos os rolamentos do carro, rolamentos de roda, esticadores das correias. A enxurrada costuma remover a graxa lubrificante destes rolamentos e, em médio prazo, começam os problemas de desgaste com ruídos indesejáveis.
9) Se o motor estiver falhando é necessário secar as velas e verificar se não entrou água no tanque de combustível.
“Além de tomar estas providências, o motorista poderá ter alguns problemas elétricos no futuro, pois alguns componentes eletrônicos poderão sofrer oxidações (ferrugem), como: luzes do painel, módulos, vidros e espelhos elétricos, marcador de combustível, limpadores de para brisa e ventoinha”, informa Denis Marum.
Chevy Auto Center – http://www.chevyautocenter.com.br Fonte – Denis Marum – Engenheiro Mecânico Tel: (11) 3875-7099
Vera Moreira/ Assessoria de Imprensa/ Tel: (11) 3253-0586
Comments