Dentro do universo do comércio eletrônico, uma das modalidades que apresenta grande crescimento é a B2B (business to business). Modalidade de empresas que vendem para outras empresas. Para a MRX Consultoria, especialista em soluções de comércio eletrônico, pensar em estratégias para e-commerce B2B é essencial para acompanhar o crescimento digital e as revoluções industriais (4.0 e 5.0 que acontecem simultaneamente), em conformidade com as inovações do mercado.
“Quem acredita que, por exemplo, é fácil passar de um modelo B2C para B2B está enganado. Não é apenas fazer pequenas alterações, uma gambiarra, mudar o nome. O buraco é mais embaixo, é preciso planejamento e estratégia porque as operações do modelo de e-commerce B2B exigem funcionalidades e modelos específicos que agem diretamente no núcleo do sistema. E, claro, cada modalidade tem sua peculiaridade, seu público-alvo, seus desafios e suas vantagens. Por isso, não é apenas trocar uma letrinha e fazer acontecer”, esclarece Rodrigo Maruxo, sócio da MRX Consultoria.
Em termos de escala comercial, a indústria está com uma grande demanda. Os setores do B2B que mais estão demandando são: motores, eletrônicos, farmacêuticos e seus componentes.
Segundo a MRX Consultoria, ao entrar no e-commerce B2B, as vantagens que as empresas podem usufruir incluem: a redução dos custos de vendas; a abertura de “áreas cinzentas”, ampliando raio de atuação; a evolução do time comercial, cada vez mais consultivo e menos “tirador de pedido”; redução de atrito na experiência de consumo (frictionless), através do autosserviço; ampliação da margem de desconto; aumento das vendas e a autonomia financeira em escala comercial.
Para ingressar no e-commerce B2B é preciso se atentar a alguns pontos para que o negócio ganhe escalabilidade e rentabilidade:
● Modelo de negócio: entenda como funciona esse modelo para que você consiga aplicar as estratégias de forma que faça sentido e que vá trazer resultados para sua empresa;
● Boa experiência no digital: é preciso oferecer uma experiência satisfatória no ambiente digital para atrair e reter a atenção do consumidor. E nisso entra layout do e-commerce, usabilidade, descrição de produtos, valor de frete etc.;
● Atendimento de qualidade: um suporte eficiente, diferentes canais de atendimento e todos oferecendo o mesmo nível de qualidade é essencial para o negócio ser bem-sucedido.
Sobre Maruxo Consultoria: com metodologia própria, o Método Maruxo oferece treinamento e consultoria com transferência de conhecimentos, desde a modelagem do negócio até o refinamento da operação – https://www.maruxo.com/
Vera Moreira Comunicação – Assessoria de Imprensa
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