Recuperação da economia aliada ao desenvolvimento sustentável será o ponto chave dos diálogos
O Conexões Ethos chega à Belo Horizonte com o objetivo de dialogar com as empresas, academia e sociedade local a busca pela recuperação da economia. Apesar da perda na participação do setor mineral, Minas Gerais tem opções e já se mostrou capaz de crescer, inclusive com os bons resultados do agronegócio.
“Frente a este cenário e os demais desafios que precisam ser enfrentados, é importante que, além do aprofundamento da transparência e integridade da segurança ambiental, a atividade industrial mineira construa uma trajetória para uma economia mais diversificada, sobretudo nas regiões onde o setor mineral atua”, destaca o diretor-presidente do Instituto Ethos, Caio Magri.
Inclusive, quanto a questão mineral, se torna imprescindível resgatar a credibilidade e recuperar o crescimento da indústria do setor de mineração e dos negócios integrados a essa economia. “Para tanto, os diálogos a serem realizados na capital mineira irão abordar os aprendizados, a reparação de danos e a necessidade em produzir mais integridade, transparência e segurança ambiental com o compromisso das empresas e do poder público”, explica Edson Lopes, gerente-executivo, responsável por Promoções e Eventos do Ethos.
Promover a integridade, recuperar a economia, crescer, erradicar a pobreza e dar conta do desenvolvimento sustentável são os grandes desafios do Brasil e do mundo no século XXI. Considerando a realidade mineira, para crescer, a atividade industrial local precisará discutir essa trajetória, sua inovação e diversificação. Além disso, é fundamental que o planejamento industrial e as políticas públicas de Minas Gerais possam ser orientados pela agenda do desenvolvimento sustentável.
Como o contexto social, econômico e político, nacional e estadual, corroboram para o melhor entendimento, engajamento e adesão do setor privado às inovações no campo da sustentabilidade e da agenda 2030?
Esse é o diálogo que queremos promover na programação do Conexões Ethos de Belo Horizonte. Saiba mais sobre o Conexões Ethos em Belo Horizonte.
Confira a Programação
Café de boas-vindas – das 8h30 às 9h
Abertura – 9h às 9h30
Painel 1 – das 9h30 às 11h: Setor de mineração: as estratégias corporativas de reestruturação, as estratégias do governo e a segurança socioambiental
Painel 2 – das 11h às 12h30: A intensidade de carbono e a economia de Minas Gerais – oportunidades para o protagonismo e adaptação climática
Intervalo para almoço – das 12h30 às 14h
Painel 3 – das 14h às 15h30: A integridade no setor público e privado – iniciativas que ajudam as empresas a assumirem a dianteira em conformidade
Painel 4 – das 15h30 às 17h00: Como as empresas de Minas Gerais estão contribuindo individualmente para os ODS? Existem oportunidades de negócios nesta agenda?
Sobre o Conexões Ethos
Diálogos e reflexões sobre a agenda socioambiental ganham novos palcos em 2019. A essência das Conferências Ethos ganha novo formato e chega, inicialmente, a duas novas capitais sob o título de Conexões Ethos. Uma iniciativa que expande as discussões acerca da responsabilidade social empresarial, direitos humanos, meio ambiente, gestão socialmente responsável e integridade nas cidades de Curitiba e Belo Horizonte. O objetivo do evento é engrossar o caldo da discussão da realidade da sustentabilidade nas diferentes regiões do país com suas capacidades e características produtivas.
O Conexões Ethos integra: entrevista, apresentação de casos e, ao final, exposição de oportunidades. Curitiba foi a primeira capital a receber o evento que agora chega a capital mineira com pautas que pretendem estimular o enfrentamento as desigualdades nos variados âmbitos da economia e das políticas públicas, além de ampliar o diálogo sobre as perspectivas que a sustentabilidade implica para o aumento da competitividade, geração de emprego, democracia e renda para a população.
Sobre o Instituto Ethos
O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, que completou 20 anos em 2018, tem a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável. Inclusive através de ferramentas de gestão com os Indicadores Ethos, que possuem recortes específicos para diferentes áreas, os chamados Guias Temáticos.
A organização trabalha com questões relacionadas à ética e Integridade desde sua fundação, em 1998. O Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, criado em 2006, vem estimulando o setor empresarial a incorporar práticas de integridade em seus planos de negócio. A temática dos Direitos Humanos, da igualdade e inclusão também são abordadas no Grupo de Trabalho de Empresas e Direitos Humanos. Além disso, na agenda de Meio Ambiente, em 2009, o instituto fundou o Fórum Clima, que engaja empresas na busca por soluções frente a mudança do clima. Para saber mais: www.ethos.org.br
Serviço:
Conexões Ethos – Edição Belo Horizonte
Data: 30/07/2019
Horário: das 8h30 às 16h30
Local: Avenida do Contorno, 4.456 – 4º andar | Funcionários – Belo Horizonte, MG
Inscrições Gratuitas em: https://www.ethos.org.br/conteudo/inscricao-evento/?id=849#.XRZ2AHdFw2w
Vera Moreira/ Assessora de Imprensa do Instituto Ethos (11) 3253-0586/ 99989-6217 – vera@veramoreira.com.br
Comments