* Dra Daniela Landim
Conforme o tempo passa, os filhos crescem, as pessoas envelhecem e consequentemente, a pele também sofre com esse processo inevitável.
A dermatologista Daniela Landim explica como podemos evitar o envelhecimento precoce da pele através de métodos dermatológicos e o uso diário do filtro solar. “O filtro solar vai evitar manchas e câncer de pele e vai retardar o envelhecimento da derme.”
Saiba como tratar e prevenir problemas de pele com as dicas da médica:
20 anos
Se a paciente for muito branquinha, o que começa a incomodar é o aparecimento das sardas e das manchas que começam a se tornar evidentes. Para isso, utilize filtro solar e cremes a base de Vitamina C. “A Vitamina C é um antioxidante clássico e clareador. Unindo a vitamina com filtro solar de fator considerável, já é possível retardar o envelhecimento precoce da pele”.
30 anos
A pele começa com sinais de flacidez, principalmente na área do rosto e pálpebras. Daniela Landim ressalta que a proteção solar é o ponto-chave. É interessante usar filtro solar diariamente e um creme específico para a área dos olhos. Nessa faixa etária, iniciam-se tratamentos com retinoides e alfa hidroxiácidos. “Eles fazem com que haja uma renovação celular associado a um clareamento da pele”.
40 anos
Sulcos e rugas ficam são mais acentuados. A flacidez das pálpebras se torna evidente principalmente quando a pessoa sorri. Para isso, tratamentos mais invasivos são sugeridos aos pacientes. “A toxina botulínica é indicada quando a ruga de expressão é exacerbada. Ela age na forma de hidratação e redução.”
50 anos
A preocupação maior se volta para a falta de modelação facial. Queixas como a queda da bochecha e flacidez na área inferior do rosto e pescoço são muito comuns. A dermatologista explica que existem cinco pilares fundamentais do rejuvenescimento da pele, entre eles a proteção solar, antioxidantes (associados a cremes como complemento de tratamento), estimuladores de colágeno, estimuladores cicatriciais (englobam lasers e peelings de cristal) e por último, a hidratação. “Geralmente eu recomendo a hidratação injetável. Há uma melhora na textura e, principalmente, na aparência da pele. São aplicações quinzenais ou mensais e três seções são suficientes para notar uma melhora significativa”.
O avanço da idade é apenas mais um dos motivos para que as pessoas comecem a procurar um dermatologista. São inúmeros tratamentos e opções disponíveis. Veja qual se adéqua a sua idade, tipo e condição da pele.
* Dra Daniela Landim é dermatologista – www.dradanielalandim.com.br
Vera Moreira/ Assessoria de Imprensa/ Tel.: (11) 3253-0586 veramoreira@veramoreira.com.br
Comments