top of page

Dia Mundial Sem Tabaco – amanhã – 31 de maio

  • Foto do escritor: Vera Moreira Comunicação
    Vera Moreira Comunicação
  • 30 de mai. de 2012
  • 2 min de leitura

Perigo do uso da pílula anticoncepcional para fumantes

O Dia Mundial Sem Tabaco é em 31 de maio, momento para reflexão dos malefícios do fumo e a discussão das conseqüências na saúde para as fumantes. A ginecologista e obstetra, Denise Coimbra, responde as principais dúvidas sobre cigarro e o uso da pílula anticoncepcional.

As principais dúvidas das mulheres se resumem aos riscos e quais outros métodos eficientes de contracepção.

“O melhor é parar de fumar definitivamente. A mulher fumante é mais resistente a largar o vício, mas quando quer engravidar é um momento propício para a tomada de decisão. É importante salientar que os anticoncepcionais e a nicotina são vasos constritores, ou seja, provocam a contração das paredes dos vasos sanguíneos. O uso da pilula anticoncepcional com o passar dos anos, associado à idade da mulher fumante (aproximadamente 35 anos), formam uma combinação perigosa, que pode ocasionar riscos de infartos ou AVC”, esclarece Dra Denise Coimbra.

O cigarro não tira o efeito da pílula anticoncepcional, porém causa muito mal à saúde. “Enquanto jovens, a idade protege das doenças, e dificilmente são percebidas as conseqüências da combinação cigarro e pílula anticoncepcional. Mas os efeitos no corpo estão ocorrendo, por isso o melhor modo de precaução para fumantes é procurar outras alternativas de opções anticoncepcionais, como DIU ou implantes de progesterona”, conclui a ginecologista Denise Coimbra.


Sugestão de Fonte – a Dra Denise Coimbra é uma fonte para esclarecer a importância do combate ao fumo e o uso de anticoncepcionais. Contatoscom Vera Moreira ouAna Finatti, na assessoria de imprensa – Tel: (11) 3253-0586.


Vera Moreira/ Assessora de Imprensa/ Tel: (11) 3253-0586/ veramoreira@veramoreira.com.br

 
 
 

Comentários


bottom of page