top of page
Foto do escritorVera Moreira

Escoteiros oferecem oficina de educação ambiental e alimentação saudável em Paulínia

A população aprenderá sobre estilos mais sustentáveis de vida por meio do cultivo de hortas e de uma nova relação com os alimentos e com o meio ambiente

Os temas educação ambiental e alimentação saudável irão movimentar o interior de São Paulo, em Paulínia, no dia 26 de outubro. Por meio do projeto 1000 Hortas – Educação Ambiental e Alimentação Saudável, promovido pelos Escoteiros do Brasil – Região de São Paulo e financiado pela Fundação Cargill, crianças e adolescentes aprenderão sobre estilos mais sustentáveis de vida por meio do cultivo de hortas e de uma nova relação com os alimentos e com o meio ambiente.

1000 Hortas - Divulgação Escoteiros do Brasil

Foto: Divulgação/Escoteiros do Brasil


A atividade acontecerá em dois lugares diferentes, na EMEF Sol Nascente, durante a manhã, e na Escola Municipal Leonor Jacinto de Campos Pietrobom, no período da tarde. A oficina será oferecida para escoteiros e para toda a população da região interessada. Não haverá inscrições, é preciso somente chegar com 15 minutos de antecedência no local.

O coordenador do projeto 1000 Hortas, Artur Malheiros, conta o que é esperado do evento: “Nosso objetivo é que os participantes sejam cativados pela ideia de produzir uma horta em casa e passem a se preocupar com o quê e de onde vem aquilo que estão comendo no dia a dia”. Jogos de interação e discussões serão conduzidos por adultos escoteiros voluntários. 

Projeto 1000 Hortas

O objetivo do projeto é conscientizar jovens e adultos sobre a produção dos alimentos, o preparo sem desperdícios e a alimentação balanceada e nutritiva, atingindo o cultivo de 1000 hortas em todo o estado. Isso parte do princípio de que ser saudável influencia na qualidade de vida de todos os indivíduos – e nada melhor do que viver bem enquanto fazemos uma boa ação e cuidamos do planeta.

1000 Hortas - Divulgação Escoteiros do Brasil (3)

Foto: Divulgação/Escoteiros do Brasil


Escotismo

O Escotismo é um movimento de educação não formal baseado em valores. Está no Brasil há mais de 100 anos e possibilita aos jovens desenvolverem competências para se tornarem cidadãos ativos e criarem mudanças positivas em suas comunidades e no mundo. O programa educativo atende jovens divididos em faixas etárias, também chamadas de Ramos: 6,5 a 10 anos (Ramo Lobinho); 11 a 14 (Ramo Escoteiro); 15 a 17 (Ramo Sênior) e 18 a 21 (Ramo Pioneiro).         

O Movimento Escoteiro acredita que, por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, é possível formar jovens empenhados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.

É praticado nos 26 estados brasileiros e no distrito federal, totalizando mais de 100 mil escoteiros em todo o país. No estado de São Paulo, o efetivo conta com 28 mil escoteiros.

1000 Hortas - Divulgação Escoteiros do Brasil (4)

Foto: Divulgação/Escoteiros do Brasil


Serviço

Oficina 1000 Hortas – Escoteiros do Brasil – Região de São Paulo Data: 26/10/2019 Horário: 9h30 às 12h: EMEF Sol Nascente | 4h30 às 17h: Escola Municipal Leonor Jacinto de Campos Pietrobom Local – EMEF Sol Nascente: Rua Rubens Jacinto de Campos, 134 – Jardim Vista Alegre, Paulínia – SP, 13140-000 – https://maps.app.goo.gl/STRutkK3n1bxV3F37

– Escola Municipal Leonor Jacinto de Campos Pietrobom: R. Joaquim dos Santos, 20 – Alto de Pinheiros, Paulínia – SP, 13145-309 – https://goo.gl/maps/3R1gmgzKj2Y7C83q6

Inscrições: Não haverá inscrição. Comparecer no local com 15 minutos de antecedência. 

Para conhecer mais, acesse www.escoteirossp.org.br

Contato – Assessoria de Imprensa

Natália Freitas e Fernanda Drumond (11) 3154-5500 – ramal 7 comunicacao@escoteirossp.org.br

Bình luận


bottom of page