Dá para montar estratégia de comunicação eficaz e barata para pequenos empreendedores? Esse foi o mote da penúltima semana de mentorias gratuitas para PMEs promovida pela Razonet Contabilidade Digital.
O advogado Jonathan Cielo, da empresa Cielo Advocacia, apresentou o tema “Estratégia de comunicação para renegociar diante da crise”, uma revisão extrajudicial seja de aluguel, contrato ou fornecedor. Sempre que possível acompanhado por um advogado.
Recuperação de ativos, mais conhecido como cobrança, é um pesadelo para o empreendedor que está em crise, mas tem saída. Devedor é uma figura que é obrigado a pagar e entregar, então todos somos credores e devedores, por isso é compreensível que uma renegociação seja boa para ambos os lados.
“Há três princípios na renegociação – antecipação, transparência e realidade. O empreendedor endividado que antecipa ação de renegociar a dívida, mostra boa intenção e isso é levado em consideração na hora de uma ação judicial. Da mesma forma, a transparência na hora de mostrar faturamento, balanço e demais dados do financeiro da empresa que retratem a sua realidade são fatores que determinam o rumo de uma boa negociação e, também, expressam a boa-fé perante qualquer juízo”, explica Jonathan Cielo, especialista em recuperação de ativos.
O importante é não ser um devedor inadimplente. Se na estratégia de comunicação de renegociar estiver a possibilidade de “dar o cano”, o pequeno empreendedor pode inviabilizar seu crédito de forma definitiva.
“O melhor é admitir o problema e estar atento a negociação. Caso o devedor seja processado, a dica é coletar provas documentais que tentou uma renegociação antecipada, com e-mails e mensagens de whatsapp. Isso poderá ser usado em futura ação judicial. O pequeno empreendedor que está em crise ou com dívidas ativas, deve primeiro ter uma conversa pacífica com o credor, tentar um acordo e uma solução de conciliação. O acordo deve estar escrito e positivado num documento”, explica Jonathan Cielo.
Então, a fórmula para conseguir uma renegociação é ter uma comunicação pacífica alicerçada em antecipação, transparência e realidade. E qualquer acordo deve estar descrito em documento assinado.
A mentoria da Razonet para empreendedores saírem da crise é gratuita e vai até 30 de junho.
Razonet – www.razonet.com.br
(Foto: Jonathan Cielo/Cielo Advocacia)
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