top of page

Estudos sobre idosos e doença pulmonar obstrutiva crônica são destaque na edição de abril da revist

  • Foto do escritor: Vera Moreira Comunicação
    Vera Moreira Comunicação
  • 12 de abr. de 2012
  • 1 min de leitura

Quinze artigos foram publicados na edição de abril da revista Clinics, publicação científica oficial da Faculdade de Medicina e do Hospital das Clinicas da Universidade de São Paulo.

Os destaques do mês são: um estudo realizado no Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da USP e outro realizado por pesquisadores da UNIFESP, UNIPAMPA e UNASP.

            O trabalho realizado pelo Instituto do Coração, da Faculdade de Medicina da USP, analisou os riscos das quedas de idosos que têm fibrilação atrial crônica. De 295 pacientes, com mais de 60 anos de idade, pelo menos uma queda foi relatada em 55 pacientes (51,4%). Entre eles, 27 (49,1%) apresentaram quedas recorrentes, com lesões corporais em 90,4% e com fraturas em 9,1% dos casos. O estudo conclui que a ocorrência de quedas com recorrências e consequências clínicas foi elevada.

                Pesquisadores da UNIFESP, UNIPAMPA e UNASP estudaram como a hiperinflação pulmonar dinâmica influi na dispneia, em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) após a realização de atividades diárias. Ao comparar pacientes com DPOC que subiram escadas e varreram um quarto, por exemplo, com aqueles que estavam em repouso, pode-se observar reduções significativas na capacidade inspiratória.

Todos os trabalhos científicos têm acesso gratuito, no site da revista científica CLINICS – www.clinics.org.br


 

Vera Moreira/ Assessora de Imprensa/ Tel: (11) 3253-0586

 
 
 

Comentários


bottom of page