Fumo e pílula anticoncepcional – mistura perigosa
- Vera Moreira Comunicação
- 27 de ago. de 2010
- 1 min de leitura
Dia 29 de agosto (próximo domingo) é Dia Nacional de Combate ao Fumo. A ginecologista e obstetra Denise Coimbra alerta contra os malefícios do cigarro para a mulher que toma anticoncepcional: “Nenhuma pessoa deveria fumar, especialmente mulheres que tomam pílula”.
“As pacientes fumantes, que usam a pílula como método anticoncepcional, devem estar informadas sobre os riscos dessa mistura. Os anticoncepcionais e a nicotina são vasos constritores, ou seja, provocam a contração das paredes dos vasos sanguíneos. Com o passar do anos, formam uma combinação perigosa, que pode ocasionar riscos de infartos ou AVC.
É importante ressaltar que a nicotina não tira o efeito da pílula anticoncepcional, mas faz muito mal à saúde. “Dificilmente são percebidas as conseqüências da combinação cigarro e pílula anticoncepcional. Uma alternativa para as fumantes é procurar outras opções de anticoncepcionais, como DIU ou implantes de progesterona, conforme orientação médica”, informa a ginecologista.
DRA DENISE COIMBRA – www.dradenisecoimbra.com.br
29 de agosto – DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO
Sugestão de Fonte: Dra Denise Coimbra é ginecologista e obstetra, participa do grupo de Reprodução Humana da UNIFESP e mantém dois sites de informação: www.dradenisecoimbra.com.br e www.gravidezfacil.com.br Se quiser entrevistá-la sobre os perigos do fumo para a saúde da mulher, entre em contato com Fernanda Morelli, na assessoria de imprensa: (11) 3253-0586.
Vera Moreira/ Assessoria de Imprensa/ Tel: (11) 3253-0586
Comments