A indústria de games não chegou nem perto da crise. Em 2022, o negócio faturou, globalmente, quase 236 bilhões de dólares, um crescimento de 10% em relação ao ano anterior, segundo projeções da consultoria PwC. Esse valor representa seis vezes a receita prevista pela indústria cinematográfica com a bilheteria em salas de exibição no mundo inteiro, equivalente a 38 bilhões de dólares.
O Grupo Consciência, fundado há 30 anos, é especialista em soluções para a indústria do cinema e faz da inteligência de mercado e tecnologia, as ferramentas para impactar positivamente a vida das pessoas, com a missão de transformar o cinema na melhor experiência de consumo coletivo de conteúdo. Presente em 60 redes, com 242 cinemas, foi responsável pela venda de mais de 22 milhões de ingressos nos últimos 12 meses, sendo 26% deles online.
O VP de Estratégia, Inovação e Cultura do Grupo Consciência, Rafael Meschiatti, apresentou para as redes de cinema proposta de oportunidades para aumentar ocupação das salas, incluindo um grande parceiro do mundo dos games. “Nosso pacote de soluções começa com a viabilidade técnica da Caton, maior empresa de transmissão ao vivo por IP, sem uso de satélites, e com a Integradora Digital para suprir as demandas de estrutura para implantar projetos customizados. Para o leque de atrações, alinhamos com o Arena Hub, maior eixo de negócios de modalidades esportivas e a 3C.GG, ecossistema do mundo dos games, mercado que movimenta bilhões e tem cerca de 128 milhões de jogadores no Brasil. O Mercado Pago vai proporcionar praticidade e segurança para o mix de atrações como meio de pagamento. Podemos, em pouco tempo, passar de 20% para 80% de ocupação das salas de cinema. Já que as projeções da PwC apontam, até 2026, um faturamento global de 321 bilhões de dólares da indústria de games, por que não reunir o público para assistir seus jogos preferidos nas telonas?”.
Para atender aos gamers, as possibilidades são inúmeras, como aponta Paulo Aguiar, sócio da 3C.GG, que acredita ter vários pontos de conexão com o serviço do cinema: “o espaço físico das salas de cinema é muito parecido com as arenas e espaços das disputas dos jogos. Imagina assistir campeonatos em qualquer lugar do Brasil, em tempo real? Ou reunir uma galera de 100 pessoas jogando ao mesmo tempo um Battle Royale no conforto do cinema? São muitas oportunidades para os games, desde lives com os maiores jogadores ou youtubers e streamers, como Nobru e Gaules, numa experiência única para quem curte os grandes torneios e diferentes games. Estamos falando de um negócio que fatura US$ 222 bilhões, que passou a TV como entretenimento e aponta crescimento de 61% em mobile”.
De acordo com os dados da Newzoo, empresa de pesquisa especializada no setor de games, o Brasil, atualmente, está em 10º lugar no ranking global, com um faturamento de 2,5 bilhões de dólares. “Se temos a oportunidade de aumentar o valor agregado das salas de cinema, reunindo amigos e familiares para exibição de games em 540 polegadas de tela, devemos investir e viabilizar essas várias possibilidades para os gamers”, explica Meschiatti.

Paulo Aguiar, sócio da 3C.GG
Grupo Consciência Fonte – Rafael Meschiatti – VP de Estratégia, Inovação e Cultura
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