entidades exigem transparência no processo de credit scoring
Praticamente todo consumidor brasileiro adulto tem uma pontuação de crédito, uma avaliação feita por poucas empresas sobre as condições de crédito do consumidor, levando em consideração o histórico financeiro, as dívidas pendentes, tipo de crédito concedido, período do tempo de crédito e número de consultas.
Conhecido no mercado como credit scoring, essa pontuação é uma verdadeira caixa preta do crédito, afinal poucos conhecem como essa pontuação é composta.
Por isso, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS-Rio) reúnem, em seminário, as empresas responsáveis pelo ranking – Serasa e SCPC – e Fintechs para discutir o que pode mudar com as novas empresas de tecnologia que entram nesse sistema, no seminário “Sociedade do ranking: credit scoring, discriminação e transparência”.
“O Idec e o ITS Rio apresentam os resultados de investigações dos direitos dos cidadãos que são pontuados, além de uma provocação para as empresas de tecnologia – Fintechs – em relação aos parâmetros éticos do uso dos dados pessoais e o scoring. Lançamos o Manual de orientação para o cidadão entender como as empresas rotulam e limitam o crédito ao consumidor e três modelos de cartas para exigir direitos, como transparência de dados, retificação de informações e retirada do banco de dados de inadimplentes”, explica Rafael Zanatta, líder do programa de Direitos Digitais do Idec.
No site do Idec, a seção Caixa Preta mostra alguns itens que são pesquisados, como: os remédios que o consumidor compra e coloca CPF na nota é indício do estado de sua saúde, suas preferências ou status nas redes sociais indica a estabilidade financeira ou até a rotina em relação aos créditos da telefonia celular. E as pessoas nem sabiam que seu crédito para comprar um celular ou uma geladeira depende dessa pontuação.
Na Caixa Preta, um vídeo explica o que é pontuação de crédito e é possível baixar o manual “Por trás da pontuação de crédito: conheça seus direitos” com orientação ao consumidor com as explicações e os direitos em relação aos critérios de pontuação, com três modelos de cartas para exigir acesso gratuito às informações que compõem a pontuação de crédito, uma para retificação de informações erradas ou imprecisas e uma para exclusão de dados da vida útil, máximo cinco anos por alguma inadimplência.
Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=3MF_i-F1p4c&feature=youtu.be
“Por trás da pontuação de crédito: conheça seus direitos” www.idec.org.br/caixapreta
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