top of page
Foto do escritorVera Moreira Comunicação

Lista de presentes: comodidade ou aborrecimento?

Feita para facilitar a vida dos noivos, a lista de presentes às vezes se torna um grande transtorno na vida do casal

Entre os preparativos para o casamento, o que parece mais simples de se resolver é a lista de presentes. A noiva escolhe uma ou duas lojas, vai até lá e seleciona os itens que quer ganhar dos convidados. No entanto, é só os presentes começarem a chegar que os pombinhos se deparam com as surpresas: produtos repetidos, copos e louças quebrados… E a comodidade se transforma em aborrecimento.

Se a loja se oferece para administrar a lista de casamento e não o faz corretamente, os noivos devem reclamar. Primeiro, tenta-se uma reparação junto ao estabelecimento. Se nada acontecer, deve-se procurar os órgãos de defesa do consumidor ou o Juizado Especial (popularmente conhecido como “Pequenas Causas”).

Livre-se dos problemas

  1. Ao contratar a empresa para deixar a lista de presentes, procure saber se ela tem um procedimento ágil para a entrega e a troca de produtos.

  2.  Faça constar em um contrato tudo o que vocês acordarem: data da entrega, endereço onde quer receber os presentes e se o frete estará incluso.

  3. Guarde uma cópia da lista até o final do processo e faça constar no contrato as normas para o caso de falta de produto em estoque.

  4. Saiba que as lojas não são obrigadas a reservar os presentes, ou seja, ela pode vender normalmente para qualquer pessoa, pois não tem garantia de que todos os itens da lista serão comprados.

  5. O prazo mínimo de troca deve ser previsto no contrato, inclusive em casos de defeito.

  6. Só receba o presente se ele vier com a nota fiscal anexada.

Motivos de bronca dos consumidores

Confira as maiores queixas:

  1. Atraso na entrega;

  2. Entrega de produto repetido;

  3. O produto escolhido pelos noivos e comprado pelo convidado não constava no estoque;

  4. Produtos quebrados ou com defeito.

SÉRGIO TANNURI

Advogado especialista em Direito do Consumidor e jornalista

Vera Moreira Comunicação – Assessoria de Imprensa

(11)3253-0729 – veramoreira@veramoreira.com.br

Comments


bottom of page