Disciplina será útil na reforma política devido à sua capacidade de lidar com a incerteza jurídica e reduzi-la até o limite do possível, além de quantificar o risco remanescente de falibilidade
São Paulo, 11 de julho de 2016 – A Thomson Reuters, provedor líder de soluções e informações inteligentes para empresa e profissionais, e o Dr. Marcelo Guedes Nunes, fundador da ABJ – Associação Brasileira de Jurimetria –, anunciam o lançamento da obra Jurimetria – Como a estatística pode reinventar o direito (1ª edição – Preço de capa: R$ 89,00), pelo selo editorial Revista dos Tribunais.
A tese de doutorado apresentada por Marcelo Guedes Nunes em 2012 foi a primeira no Direito brasileiro a ter um estatístico na banca. Essa prática, comum em todas as ciências humanas, como a Economia, a Ciência Política e a Sociologia, e também muito frequente na pesquisa médica de alto nível, chega finalmente ao Direito e promete transformar, ou reinventar como diz o título do livro, nossa maneira não apenas de estudar o direito, mas de julgar, de definir estratégias advocatícias e de fazer leis.
Nesse novo livro, Marcelo Guedes Nunes defende a generalização dessa prática e a criação de uma nova disciplina no Direito, a Jurimetria, que como a Econometria, a Sociometria, a Biometria ou a geografia estatística vai auxiliar o pesquisador a conhecer melhor a realidade na qual ele pretende intervir. O direito é uma espécie de medicina social e os tribunais são grandes hospitais aos quais os cidadãos se dirigem quando sofrem de algum mal do convívio. Essa é a principal razão para que os advogados e juízes investiguem o que se passa nos tribunais (quais disputas são mais frequentes, quais tratamentos estão funcionando) com o mesmo interesse e seriedade que os médicos investigam os hospitais.
“Daí a importância de estudarmos não apenas a lei e suas possíveis interpretações, mas também as características concretas dos processos jurídicos de decisão. Para se entender o que é o direito real, temos de utilizar ferramentas capazes de descrever como se dá, efetivamente, a dissuasão prática dos processos em que há conflitos de interesses. A Jurimetria pode auxiliar o Direito a entender melhor o que os cidadãos esperam das autoridades e, assim, ajudar as autoridades a elaborar leis mais aderentes à realidade social. Ao descrever a vida concreta do direito, a Jurimetria se torna uma ferramenta fundamental para desenvolver instituições jurídicas mais justas e capazes de realizar as aspirações políticas da sociedade”, explica o advogado Marcelo Guedes Nunes.
Segundo o autor, a inclusão da Jurimetria nos currículos das faculdades de direito é um movimento irreversível. Todas as grandes Escolas dos Estados Unidos querem contratar juristas e acadêmicos empíricos, garante o Prof. Christoph Engel, Diretor Executivo do Instituto Max Planck, Setor de Humanidades (Alemanha), quem faz a apresentação da obra. “O Brasil está na vanguarda desse desenvolvimento; possui base de dados de amplitude e profundidade únicas, sem precedentes. E Marcelo Guedes Nunes está na vanguarda da análise, gerando esses conjuntos de dados, fazendo com que estejam disponíveis para a comunidade jurídica e explorando-os para aumentar nosso conhecimento sobre o que é o Direito. O livro deve ser lido por todos os operadores do Direito, interessados em uma análise lúcida a respeito da natureza da tomada de decisão jurídica”, destaca o Prof. Engel.
Diante das reformas anunciadas (política, trabalhista e previdenciária), Marcelo Guedes Nunes afirma que a Jurimetria poderá contribuir muito na construção de um país moderno, coletando e analisando dados aos agentes privados e auxiliando na elaboração de leis mais adequadas a realidade do país. “O Brasil é uma economia emergente, com um enorme potencial de crescimento, que só se manifestará em toda a sua grandeza se soubermos implementar corretamente as reformas institucionais de que o nosso país precisa. Avaliar de forma mais precisa o impacto de novos sistemas legislativos é o caminho para que as reformas institucionais atinjam os seus objetivos”, conclui o autor.
FICHA TÉCNICA | Jurimetria – Como a estatística pode reinventar o direitoTítulo:Jurimetria – Como a estatística pode reinventar o direitoAutor: Dr. Marcelo Guedes NunesPáginas:200/Ano 2016ISBN:978-85-203-6794-0Selo editorialRevista dos Tribunais da Thomson ReutersFormatoBrochura – 16×23 cm
Versão digital disponível na plataforma Thomson Reuters ProViewTMSolicite aqui as fichas técnicas, resenhas, informação de preço e imagem de capa em alta resolução de nossas obras ou ligue (11) 2898-7472 / 2159-0519
Sobre o autor
Marcelo Guedes Nunes é advogado, professor da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestre e doutor em Direito Comercial pela mesma Universidade, Diretor de Pesquisas do Instituto de Advogados de São Paulo (IASP) ePresidente da Associação Brasileira de Jurimetria – ABJ (www.abjur.org.br). Sócio do escritório Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados – GNOR.
Sobre a ABJ – Associação Brasileira de Jurimetria
A jurimetria brasileira surgiu na PUC-SP, nas pesquisas que antecederam a elaboração da tese de doutorado de Marcelo Guedes Nunes, que em 2012 fundou a ABJ. Desde então, a entidade desenvolveu seminários com expoentes internacionais, parcerias com universidades estrangeiras, participação de eventos internacionais de jurimetria e realizou importantes estudos para o Conselho Nacional de Justiça, Tribunal de Justiça de São Paulo, Ministério Público, Confederação Nacional da Indústria e Instituto Sou da Paz. Os estudos da ABJ têm como objetivo trabalhar com entidades públicas e privadas na estratégia de aperfeiçoar os mecanismos de prestação jurisdicional e administração da justiça.
Thomson Reuters
Thomson Reuters é o provedor líder mundial de notícias e informação para mercados profissionais. Nossos clientes confiam em nós para ter acesso à inteligência, à tecnologia e à experiência que precisam para encontrar respostas confiáveis. A empresa opera em mais de 100 países há mais de 100 anos. As ações da Thomson Reuters estão listadas nas Bolsas de Valores de Toronto e de Nova York (símbolo: TRI). Para mais informações, visite: www.thomsonreuters.com.br
CONTATOS PARA IMPRENSA
Luciana Leite Corporate Affairs Head, LatAm – Iberia
Thomson Reuters +55 (11) 2159-0519 / +55 11 95550-6898 / 99149-4950 luciana.leite@thomsonreuters.com
Andréa Almeida / Glauber Canovas/Alexandre Tsuneta +55 (11) 2898-7472/ 2898-7455/ 2898-7480
Marina Caprioli +55 (11) 94353-5898 marina.caprioli@thomsonreuters.com
Vera Moreira Assessoria Dr. Marcelo Guedes Nunes +55 (11) 3253-0586 / 9 9973-1474 veramoreira@terra.com.br
Comments