A Razonet Contabilidade Digital promove, em junho, mentoria gratuita para acelerar o processo de crescimento das empresas e ajudar o empreendedor a sair da crise.
Nesta terça-feira, 8 de junho, Odivan Cargnin, cofundador da Razonet e CFO da Irani Papel e Celulose, abordou o tema: “Como sair da crise: impostos e outras contas atrasadas”.
“A primeira constatação é que as crises estão na rotina de empresas, governos e setores da economia. O importante é estar preparado. Vendo o que acontece no nosso país, o que fazer na crise? O empreendedorismo é tomar risco e temos que entender que isso vai passar, é preciso enfrentar. A condição financeira é secundária, primeiro é pensar no negócio. Nunca deixe de pagar salário, seus colaboradores devem estar engajados”, explica Odivan Cargnin.
Os principais passos para o momento da crise são:
Reflita sobre sua estratégia – mercado permanece? Como adaptar o negócio para tirar proveito da crise? O que meus concorrentes estão fazendo?
Elabore um planejamento simples, mas tenha em mente como pretende sair da crise. Colocar numa planilha de Excel como pretende sair da crise e no papel frases motivacionais e aproveite para reforçar suas convicções.
Fala uma projeção de fluxo de caixa para 5 anos com um cenário realista e outro otimista.
Ao fazer o planejamento planilhe as renegociações para ficar no azul, com bancos e fornecedores, parcelamentos de impostos (Refis, por exemplo). Tem que estar em ordem com a vida tributária para conseguir linhas de financiamento. Plano de negociação com credores serve para todos.
Fluxo de Caixa, nos dois cenários, precisa mostrar que a empresa é viável.
com essas ferramentas e convicção do negócio, parta para as renegociações.
Mas como fazer a renegociação? Odivan Cargnin, que tem experiência em negociações, aponta 10 sugestões:
Passe credibilidade e confiança. Seja ético e transparente. Não tenha vergonha
Procure ser proativo, entre na negociação com antecedência. Isso dará credibilidade e alavanca as negociações e “não deixa ninguém na mão”.
Cumpra com o que combinou. Se algo der errado no meio do caminho, recombine com antecedência.
Parcelar e usar os incentivos dos impostos. É preciso conversar com o contador e ver as possibilidades para equalizar o fluxo de caixa.
Use o material que preparou sobre seu negócio para renegociar com o banco, que querem apoiar as empresas organizadas e empreendedores sérios, mesmo que seja uma empresa pequena. O importante é ter postura ética e proativa.
Estude as linhas de crédito, como o Pronampe.
Mantenha a calma. “Tudo vai passar, como tudo na vida.”
Foque no negócio, tenha disciplina e determinação. Passe confiança. Demonstre autoridade no que você faz.
Transparência e ética têm uma força incrível. Acredite, é um poder fundamental.
Toda crise é excelente oportunidade para se reinventar.
“Como estar preparado para as crises, foi um dos grandes aprendizados da minha vida. A crise vai vir, seja internacional, empresarial ou de governo. Nenhum economista previu a pandemia. Devemos estar preparados para a crise. Uma pequena empresa consegue fazer um planejamento estratégico mais fácil do que uma grande empresa, mas a essência é a mesma: seguir o propósito”, diz Cargnin.
Então, o processo é simples:
Tenha sempre um caixa mínimo para reserva de segurança de 3 a 5 meses de despesa.
Mantenha fluxo de caixa atualizado e com horizonte de dois anos.
Reflita sempre sobre sua estratégia de negócio e faça ajustes sempre que necessário.
O mercado é dinâmico e sempre tem concorrentes inovando. Não fique preso em dogmas do passado.
“Uma letra faz toda a diferença, saia da Crise e Crie. Empreendedor não pode ter vergonha de errar. Se precisar, mude de ideia e aposte na jornada com menos riscos com planejamento”, explica Odivan Cargnin.
A próxima mentoria será dia 10 de junho.
A Razonet, que elaborou o projeto de mentoria gratuita para o empreendedor sair da crise, manterá um whatsapp para tira-dúvidas no mês de junho. As inscrições estão abertas: https://razonet.com.br/campanha-empreendedores-na-crise
Vera Moreira/ Assessora de Imprensa (11) 3253-0729 e 99973-1474 – vera@veramoreira.com.br
Comments