VAIVÉM
MAURO ZAFALON – mauro.zafalon@uol.com.br
Orgânicos crescem mais no mercado interno
O crescimento das vendas de produtos orgânicos no mercado interno ultrapassou o das exportações em 2010. O diretor-executivo do projeto Organics Brasil, Ming Liu, estima um aumento de 30% das vendas externas do setor em relação a 2009. Só as 72 empresas associadas ao projeto, que representam pelo menos 60% do setor, exportaram US$ 108 milhões no ano passado. Já para as vendas domésticas, Liu estima um aumento de 40%, com base em dados de redes varejistas. Segundo ele, as vendas de alimentos orgânicos já se aproximam de R$ 350 milhões no país. A adesão de supermercados aos alimentos sem agrotóxicos, hormônios ou antibióticos (no caso das carnes), a maior preocupação com a origem e a qualidade dos produtos e o aumento da renda explicam essa expansão. O fato de o consumidor, que cada vez mais busca produtos que tragam benefícios à sua saúde, não precisar se locomover a uma loja especializada em orgânicos para comprar esse tipo de alimento tem impulsionado as vendas, segundo Liu. No Pão de Açúcar, as vendas de orgânicos apresentaram crescimento entre 40% e 50% em 2010, segundo dados citados por Liu. O avanço no grande varejo não anula a expansão de lojas especializadas. A rede de franquias Mundo Verde, por exemplo, faturou R$ 180 milhões em 2010, um aumento de 30%, e para este ano prevê a abertura de 50 lojas. Segundo Marcos Leite, diretor da Mundo Verde, o aumento da renda está possibilitando a inserção da classe C no consumo de itens ligados ao bem-estar e que não são considerados essenciais. A rede carioca, que abriu as primeiras lojas paulistas em áreas nobres da capital, como Moema e Itaim Bibi, agora amplia sua presença para bairros como Jabaquara e Ipiranga.
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