Mais difícil do que construir um patrimônio é transmiti-lo entre as gerações. Para ajudar as pessoas a compor um patrimônio, temos que explicar que há dois momentos: a construção e a perpetuação.
Na fase de construção toda energia, tempo, recursos, riscos são concentrados em uma empresa, negócio ou atividade profissional, que começa a gerar dividendos com o passar do tempo. Podem ser investidos em outros ativos, como imóveis ou investimentos financeiros. Daí se inicia a fase de perpetuação.
É para essa estrutura de gestão, para administrar o patrimônio conquistado, que atua o trabalho de Family Offices ou Estruturas de Gestão de Patrimônio de Famílias, criadas para segregar a gestão do patrimônio familiar das empresas operacionais, sempre com o objetivo de integrar soluções de administração e avaliação de ativos de forma racional considerando: o perfil, os objetivos, as necessidades e as aspirações de todos os envolvidos no processo.
A função primordial de um Family Office é a manutenção do padrão de vida conquistado e assegurar que seus acionistas tenham um padrão sustentável.
O planejador financeiro e sócio da Taler Consultoria, Paulo Colaferro, ressalta que as famílias, na sua maioria, crescem mais rápido do que os patrimônios e, por essa razão, apenas 33% dos patrimônios e empresas chegam à segunda geração e destes somente 15% sobrevivem à terceira geração. “Por isso, a função do Family Office é lidar com as questões de governança familiar e dar racionalidade ao processo de gestão do patrimônio. Seu valor só será percebido quando os envolvidos se sentirem atendidos nas suas demandas pessoais”, explica.
São também funções de um Family Office a formação e a preparação das próximas gerações. “A preservação da história familiar, seus valores e missão são de suma importância para a formação e orientação, pois os herdeiros precisam perceber quanto trabalho e dedicação foram colocados para que pudessem ter uma vida segura e cheia de oportunidades”, diz Colaferro.
Taler Multi Family Office – www.taler.com.br
Fonte – Paulo Colaferro – sócio fundador
Vera Moreira/ Assessoria de Imprensa/ (11) 3253-0586
Comments