A artista plástica, gravurista, pintora e ensaísta Lena Bergstein expõe pela primeira vez no MUBE com uma série contínua de 18 telas, um conjunto de livros de artista e um trabalho multimídia de fotos e escritos, Cartas de Odessa, trabalho inédito. A exposição será de 06 a 31 de março.
Conhecida internacionalmente por seu trabalho centrada nas questões da escrita, nas relações entre o texto e a pintura, Lena Bergstein deu o título da exposição de Narrações, pois é assim que a artista vê sua obra: um conjunto de narrações e de relatos do que sente, percebe e pensa, como se fossem uma biografia/autobiografia inscrita nos azuis, nas fotos e cartões postais.
Ganhadora do Prêmio Jabuti de 1999 com o livro Enlouquecer o Subjétil que criou com o filósofo francês Jacques Derrida, Lena Bergstein participou de bienais e coletivas, fez grandes exposições no MAM do Rio de Janeiro e no Centro Cultural Midrash (RJ) onde criou o mural O Livro de Ester, que virou documentário da cineasta Luisa Mello. A artista define suas obras, como: “relatos e narrações através da arte, que sempre se posiciona numa entrelinha, num entre lugar das artes e da escrita, que dialoga com escritores e filósofos, contracenando com eles. Uma grafia de vida através de imagens, pontos luminosos, noites, estrelas, palavras e textos poéticos e líricos, uma história de amor”.
Na exposição do MUBE, Cartas de Odessa estará exposta pela primeira vez. São superposições de fotos de seus familiares na distante Odessa – Rússia, com fragmentos de cartas escritas e recebidas pela artista, com fotos da paisagem da cidade.
Narrações
Exposição de Lena Bergstein
De 6 a 31 de março de 2015 – 10h às 19h
Museu Brasileiro da Escultura – Avenida Europa, 218 Jardim Europa
Vera Moreira/ Assessoria de Imprensa Lena Bergstein/ (11) 3253-0729
Informações MUBE – Viviane Nunes Comunicação – (11) 2925-0329
Comments