top of page
Foto do escritorVera Moreira Comunicação

NOVAS MEDIDAS NA DESONERAÇÃO DA FOLHA DE SALÁRIO

Fernando Vaisman

Andrew Laface Labatut

Por meio da Medida Provisória nº 563 (“MP”), foi publicado o novo pacote do Governo Federal com o intuito de expandir a desoneração na folha de salários para várias empresas de diferentes setores da economia, visando fomentar, em tese, a criação de novos empregos e o fortalecimento econômico.

Cumpre relembrar que a Lei nº 12.546/2011, publicada no ano passado, modificou a sistemática de tributação para as empresas de TI no tocante às contribuições previdenciárias patronais incidentes sobre a remuneração paga aos seus empregados.

De acordo com esta Lei, as empresas de TI passaram a substituir, até 31 de dezembro de 2014, o recolhimento das contribuições incidentes sobre a folha de salários por uma contribuição única, calculada por meio da aplicação da alíquota de 2,5% sobre a receita bruta.

Uma das principais inovações trazida para as empresas de TI pela nova MP, foi a alteração da alíquota aplicável à regra acima, alterando de 2,5% para 2% sobre a receita bruta da empresa.

Ademais, a Lei nº 12.546/2011 também havia instituído a mesma mudança no recolhimento das contribuições para um rol restrito de empresas que exerciam atividades em outros ramos econômicos, senão TI.

Ocorre que, com a vinda da nova MP, expandiu-se consideravelmente a nova sistemática de recolhimento das contribuições previdenciárias para outros setores da economia, tais como: têxtil, couro, calçados, móveis, plásticos, materiais elétricos, auto-peças, entre outros.

Desse modo, as empresas que fabricam os produtos classificados com a NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) deverão substituir o recolhimento de 20% referente à contribuição patronal incidente sobre a remuneração dos empregados, por 1% sobre a receita bruta da empresa.

É importante esclarecer que não se trata de uma opção dada ao contribuinte, a substituição ao recolhimento tem natureza obrigatória.

Por fim, vale ressaltar que as novidades trazidas pela MP entrarão em vigor apenas a partir do dia 1º de agosto de 2012.

Fernando Vaisman e Andrew Laface Labatut são advogados do Almeida Advogados – www.almeidalaw.com.br

Comments


bottom of page