Nesta época de chuvas os alagamentos são frequentes e muitos motoristas não têm ideia dos danos que podem causar aos seus veículos, quando se arriscam nessas travessias, causando danos sérios ao motor do veículo colocando em risco os ocupantes e gerando um grande prejuízo financeiro ao proprietário.
“O que muitas pessoas desconhecem são os efeitos nocivos que aparecerão a médio longo prazo nos rolamentos de rodas, na embreagem, as falhas elétricas, ferrugens e o mal cheiro no carpete devido a entrada de água. O melhor é evitar as regiões de risco, talvez você não saiba, mas as companhias de seguro se negam a ressarcir os prejuízos quando constatam a imprudência do motorista ao se aventurar nas enchentes”, explica Denis Marum, engenheiro mecânico e diretor da Chevy Auto Center.
Itens de segurança do carro para enfrentar os dias de chuva
É preciso se preparar para enfrentar as chuvas e a manutenção de itens de segurança do carro não podem ser esquecidos. Denis Marum aconselha a fazer uma “revisão de chuva”, com a verificação de itens importantes como: para-brisas, freios, lanternas, pneus e bateria.
“No meio do temporal percebemos que era necessário trocar a palheta ressecada, acontece uma falha na parte elétrica, descobrimos que o desembaçador traseiro não está lá aquelas coisas. Só que na chuva forte não tem como resolver esses problemas. Os motoristas de carros com mais de dois anos devem ter cuidado especial para o estado da bateria”, alerta Marum.
É importante checar antes dos dias de chuva:
>> Palhetas do pára-brisa – não podem estar ressecadas;
>> Água do esguicho – deve ter líquido desengordurante;
>> Luzes das lanternas – devem estar em perfeito estado;
>> Pneus – não podem estar carecas;
>> Verifique o sistema de freios;
>> Desembaçadores traseiro e dianteiro – devem estar funcionando;
>> Borrachas das portas – devem estar em bom estado para vedar a entrada de água;
>> Bateria – deve estar bem carregada.
Mas, em caso de estar no congestionamento e a água subir rápido, procure:
>> Acelerar o carro durante toda travessia e usar a 1ª marcha e devagar (porque a aceleração do carro evita a entrada de água pelo escapamento).
>> Evitar marola para que a água não alcance a entrada do filtro de ar, verifique a passagem de caminhões e carros ao seu lado ou em sentido contrário.
>> Se o carro morrer, não tente fazê-lo pegar. Peça ajuda e retire-o do local onde está parado.
>> A altura máxima, para passar numa área alagada, é a metade da roda.
CHEVY AUTO CENTER
Fonte- Denis Marum – engenheiro mecânico
RUA GUAICURUS, 921 FONE: (11) 3875 7099
Vera Moreira / Assessora de Imprensa/ Tel: (11) 3253-0586/ vera@veramoreira.com.br
Comments