esse é o mais importante evento do setor nos Estados Unidos
Os Estados Unidos são o maior mercado de orgânicos no mundo, com faturamento de 35,1 bilhões de dólares em 2013, e crescimento anual de dois dígitos. Segundo relatório da OTA – Organic Trade Association – os produtos orgânicos são responsáveis por até 4% do mercado de alimentos nos Estados Unidos e cerca de 80% da população já passou por uma experiência de consumo de produtos orgânicos. Por isso, a feira Biofach America – All Thing Organics (17-20 de setembro em Baltimore) é a principal vitrine de negócios e de entrada no mercado norte americano.
O Organics Brasil, que é uma ação conjunta da iniciativa privada com o IPD (Instituto de Promoção do Desenvolvimento) e da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) que conta com 55 empresas exportadoras, participa da Biofach America – All Thing Organics com três empresas: Ikove – de cosméticos; Mate Factor/Tribal (chá mate com vários sabores) e Barnana (snack de banana passa). A embaixada brasileira em Washington dá apoio à ação.
“O momento é de investimentos, com demandas de matéria-prima das processadoras americanas e mercado consumidor de produtos industrializados, como os cosméticos, comidas e bebidas saudáveis. A Biofach é sempre uma oportunidade de bom relacionamento para negócios e pesquisar as tendências do próximo ano e conhecer como a Europa, Canadá e Japão tem realizado seus acordos comerciais diminuindo as barreiras tarifárias e técnicas. As grandes redes de varejo americanas estão abrindo espaço para produtos sustentáveis, e isso é muito bom para os orgânicos do Brasil”, explica Ming Liu, coordenador executivo do Projeto Organics Brasil.
Empresas e o mercado norte americano
A Ikove já exporta para os Estados Unidos e seus produtos – corpo e cabelo – são bem aceitos, pois utilizam ingredientes da diversidade da floresta tropical brasileira e terapias indígenas amazônicas.

A Mate Factor/Tribal é uma empresa internacional que vivencia o conceito da vida comunitária com agricultura e processamento ecologicamente corretos, negociações justas e a alta qualidade. A Tribal tem uma linha de produtos de chá de erva mate com várias misturas, que confere aroma e sabor diferenciados. A empresa também tem uma linha de açúcar mascavo e uma linha de condimentos. Presente no mercado norte-americano, a Tribal quer reforçar o relacionamento com seus clientes e expandir negócios na Biofach.

A Barnana é a marca brasileira da banana passa que está em lojas e redes de varejo costa a costa nos Estados Unidos. Criada por Cauê Suplicy, a empresa melhorou a apresentação da tradicional banana passa brasileira e virou um dos produtos mais consumidos de quem pratica esportes e quem quer um lanche saudável.
Projeto Organics Brasil – www.organicsbrasil.org
Biofach América – All Thing Organics – 17 a 20 setembro
Baltimore – Estados Unidos Estande 617
Vera Moreira/ Assessora de Imprensa/ (11) 3253-0586
Commentaires