O mercado de orgânicos movimentou R$ 3,5 bi, em 2017, e se mantém em constante crescimento de 20% ao ano. Uma parcela importante da população urbana é consumidora de produtos orgânicos: 15% compram esses alimentos com regularidade nas grandes capitais, segundo a primeira pesquisa sobre o consumo de produtos orgânicos no Brasil realizada para o Organis – Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável.
Verduras, legumes e frutas são os alimentos mais consumidos. O supermercado é o local mais comum para a compra de orgânicos (64%), com muitas oportunidades para o varejo, porque 84% dos consumidores gostariam de expandir o consumo desses produtos. A maior barreira percebida é o valor elevado dos orgânicos (62%) e consumidores revelam dificuldade no acesso aos produtos na rotina diária (32%). “Existe uma demanda latente por orgânicos e os supermercados devem estar atentos à essa oportunidade de conquistar clientes com oferta de produtos, informação e exposição adequada”, destaca Ming Liu, diretor do Organis.
Na APAS SHOW 2018, pelo quinto ao consecutivo, o Organis prepara um estande conceito para orientar o supermercadista de como vender orgânicos. Num espaço de 132m², 25 marcas expõem suas linhas, com lançamento de 54 produtos, degustação e muita informação.
O Organis aproveita a grande exposição da maior feira do mundo do setor supermercadista para lançar a campanha institucional “Escolha”. “Nosso objetivo é promover uma campanha para o consumidor entender o poder que tem na escolha de produtos mais saudáveis. Entrar no supermercado e ter opções. Ensinamos na APAS todas as informações para o supermercadista vender orgânicos e produtos de bem-estar, com mix que vai de LFV aos produtos de limpeza, de ingredientes a comida pronta, de snacks a bebidas. É possível ter produtos que atendam às necessidades de quem é vegano, vegetariano, tem restrição alimentar, é ativista orgânico e quem está mudando seus hábitos, com preços compatíveis”, explica Ming Liu.
Na APAS SHOW 2018, as marcas associadas ao Organis têm o objetivo de ampliar a participação no mercado interno e abrir novos negócios internacionais.
EmpresaA Tal da Castanha – produtos sem colesterol de castanha de caju e água, sabores – choco, original, coco e castanha do ParáAmazon Polpas – lançamento da polpa de frutas PitayaBelaIaça – linhas de açaí, destaque para versão zero adoçado com steviaBio2 – lançamentos de 2 sabores da Linha biO2 Protein barras, Shakes – dois sabores de pó na versão de 300g e 4 sabores na versão 908g.BioWash – linha completa com 10 produtos de limpeza com base em aloe veraBioZ – lançamento de Lava Roupas Infantil de 1L e um Lava Roupas tradicional de 2LCachaça Yaguara e Gin Vitória Régia – cachaça de blend envelhecida em madeiras brasileiras e carvalho europeu; e primeiro gim orgânico do BrasilEcocert – certificadora de produtos orgânicosFazenda Rio Bonito – lançamento de Abobrinha Squash Ball, Mamão, Melões Orgânicos, Tomate Tigre e Golden Grape, Batata Doce com interior roxo e mini berinjela.Goolaacai – lançamento de Polpa de Açaí Orgânica, Sorbet Orgânico de Açaí Original, Sorbet Orgânico de Açaí com Banana, Sorbet Orgânico de Açaí com Mel.Harts – barras de cereais veganas com mix de frutas e castanhas e linha Pouch com baobá em póItajá – açúcar e linha de geleias orgânicasJasmine – lançamento do primeiro biscoito moldado Zero Açúcar a base de stévia natural – SOU SWEET, Biscoitos de Arroz na linha de sem glúten e sabor goiaba da linha de bebidas vegetais orgânicas.Marambaia – marca de castanha orgânica do grupo Resibras, ideal para consumidor veganoMirella – lançamento da farinha integral produzida em moinho de pedraMN Propolis – linha completa de 31 produtos de mel e própolis.Native – lançamento da linha Eco Friends com sucos de tangerina, maçã e uva, e maçã e maracujá; além do açúcar, tem mais de 150 produtos orgânicos – de sucos à snacksNative Berries – lançamento de 4 linhas de sucos: açaí básico, açaí antioxidante, açaí imunidade e açaí proteínaOrganu – lançamentos de Combucha, Xilitol, Chocolate, Nibs Cacau, Açai, Castanha, Ghee, Balas, Milho de Pipoca – todos orgânicosPoder da Terra – lançamento de chás funcionais Life Mix Boa Forma sabores chá verde com limão, chá verde com cranberry e chá branco com laranja e gengibreQuero-Poc – linha de snacks de batata doce, ervilha e mandioca orgânicasStevita – lançamento de Cookies Integrais adoçados com Stévia e redução de sódio e Mix de balas adoçadas com stévia com baixa caloria.Tribal Brasil – apresenta sua linha de chás com 11 sabores e linha de temperosVapza – lançamento de três novos sabores: Quinoa Mix, Soja em Grãos e Mix 7 Grãos.Xingu – lançamento de 3 produtos de mix com açaí nos sabores: guaraná, banana e morango.
O Organis é o Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável, uma instituição representativa constituída com a finalidade de atender todos os interesses da cadeia produtiva de produtos orgânicos e sustentáveis.
Organis – Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável Espaço Orgânico – APAS SHOW 2018 – Pavilhão Branco – estande 400 www.organis.org.br Fonte – Ming Liu – diretor
Vera Moreira/ Assessoria de Imprensa/ Tel: (11) 3253-0586 vera@veramoreira.com.br
Comments