Pauta: Dia Internacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência (26 de setembro)
- Vera Moreira Comunicação
- 22 de set. de 2011
- 3 min de leitura
Fonte: Maria Helena Vilela, diretora. O Instituto Kaplan, há 20 anos, estuda e desenvolve metodologias que facilitam a educação sexual nas escolas, com ótimos resultados. Dois projetos de prevenção de DST/Aids e gravidez juvenil foram desenvolvidos pelo Kaplan: Quebra Tabu para o ensino fundamental e Vale Sonhar para o ensino médio.
O objetivo é mostrar que a educação e a informação são as melhores formas de prevenção da gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis, um tema que mexe com a família e a sociedade. Falar da evolução da educação sexual, nas escolas e na família, dar dicas sobre a importância de aproximar-se dos filhos, do diálogo sobre sexo e como educadores e pais devem se posicionar com a sexualidade.
Ao todo, o Kaplan registra atendimento de cerca de 600.000 jovens (13-19 anos), sendo só nos últimos três anos, mais de 340 mil atendidos com o Projeto Vale Sonhar. Maria Helena pode explicar como é o trabalho com os estudantes, e o serviço de tira-dúvidas sobre sexo, o SOSex que atende por email, MSN e twitter (facilitando ao máximo a comunicação com os jovens).
O Instituto Kaplan é responsável pela implantação de política pública em prevenção de gravidez em 20 mil escolas públicas dos estados de São Paulo, Espírito Santo e Alagoas, através do Projeto Vale Sonhar. O Kaplan realizou capacitação de mais de dez mil educadores e diminuiu em 50% o número de gravidez nos adolescentes em dois anos.
Roteiro e imagens – a matéria pode ser feita no Espaço Vale Sonhar, no Museu Catavento, com a aplicação da oficina. Se precisar de mais informações sobre outras ações do Instituto Kaplan é só me avisar que te passo material.
Sobre o Vale Sonhar no Museu Catavento: A gravidez na adolescência e as DST/Aids são os grandes desafios no trabalho de educação sexual com adolescentes. O Instituto Kaplan desenvolveu um trabalho inédito em educação sexual – instalação educativa permanente num museu de ciências para trabalhar a prevenção de DST/Aids e gravidez na adolescência. Baseado na metodologia educativa do projeto Vale Sonhar, o Instituto Kaplan fez uma adaptação para um jogo interativo nesta instalação que leva o adolescente a sonhar, enfrentar situações de risco e vulnerabilidade para a gravidez e infecção de DST/Aids, e verificar os impactos dessas escolhas no sonho profissional.
O jogo foi desenvolvido para grupos de 10 a 20 participantes, com duração de 30 minutos e composto de três fases: sonho, festa e viagem ao futuro. A fase do sonho é o start motivador para pensar sobre o futuro e definir um sonho de vida profissional. Em seguida, o cenário muda e o adolescente se vê num labirinto, participando de uma festa, diante 18 situações que envolvem escolhas de risco ou prevenção. Cada vez que corre risco, ele pega uma bexiga ou uma marca de tinta nas mãos para simbolizar a gravidez ou a DST, respectivamente. Na etapa seguinte, com a ajuda da projeção de um filme, eles embarcam numa viagem ao futuro; e é finalizada a sessão com o compartilhar da vivência com os colegas. De abril/09 a dezembro/10 foram beneficiados 16.834 jovens.
Endereço: Palácio das Indústrias, antiga sede da Prefeitura, no Parque D. Pedro II, no centro da cidade de São Paulo, entre a Av. do Estado e a Av. Mercúrio, em frente à Casa das Retortas e próximo ao Mercado Municipal – São Paulo.
Komentáře