Sugestões de pauta pertinentes para reportagens de saúde, feminina e beleza. Se quiser investir, estou à sua disposição para ajudar com os contatos.
1. Criança que ronca e doenças oportunistas de outono-inverno – a otorrino Saramira Bohadana é do HC e do Hospital Sabará e fala muito bem sobre cuidados com as crianças no outono inverno, como minimizar doenças como asma e bronquite com diagnóstico e tratamento precoce.
2. Sobre saúde da mulher, a Dra Denise Coimbra, fala sobre como preparar o corpo para a maternidade. Bom tema para vésperas do dia das mães e com a idade das mulheres mais avançada para ter filhos.
3. Pilates para gestantes – o CGPA vai dar curso para profissionais de Pilates sobre a aplicação do métodoem gestantes. Eé bacana saber como o Pilates ajuda no parto e no pós-parto.
4. Tratamento de calvície (masculina e feminina) ótimo para quem está na menopausa e tratamentos para a pele no outono – com Dra Daniela Landim. Para as gestantes, seria interessante falar dos cuidados preventivos e os tratamentos adequados com a pele durante a gravidez.
Também os tratamentos estéticos no inverno, a época ideal.
Obrigada pela atenção e abraços
Ana Finatti
Vera Moreira Comunicação
Tel: (11) 3253-0586 / 9973-1474
Sugestão de Pauta – Pilates para gestante
Alunas que praticam Pilates ou outras atividades antes de engravidar continuam a se exercitar sem problemas desde o 1º trimestre de gestação. O Pilates pode auxiliar a futura mãe em vários momentos: a preparar o corpo para uma gestação saudável, durante o trabalho de parto e também no período pós-natal. O método Pilates – aplicado por um instrutor experiente – pode ser adaptado perfeitamente às demandas da aluna gestante e pode prevenir, aliviar ou mesmo corrigir/eliminar questões frequentemente referidas como as dores sacro-lombares, a diástase abdominal, o enfraquecimento do assoalho pélvico e a frouxidão nas articulações. As informações são da equipe de instrutores do CGPA Pilates, em especial da diretora técnica Cristina Abrami e da professora Ludmila Pedroso, que ministra o curso de Pilates para Gestantes para educadores físicos certificados na prática.
Nossa sugestão é montra uma pauta de informação para a gestante sobre os benefícios do Pilates e dos exercícios durante a gestação,.além da prestação de serviço sobre os benefícios, como: melhorara da postura, minimizando suas dores sacro-lombares; mobilizar a coluna e a pelve, para evitar dores e preparar o corpo para um possível parto normal; fortalecer membros inferiores, aprendendo a descarregar o peso nas pernas, liberando em grande parte a sobrecarga na coluna; melhora da capacidade de acionamento/relaxamento do assoalho pélvico que, ao mesmo tempo, tem dois papéis: evitar a incontinência urinária de esforço e sustentar os órgãos pélvicos, e também permitir a passagem do feto durante o parto normal; e respirar melhor, aumentando a capacidade de relaxamento, necessária durante o trabalho de parto.
Se quiser desenvolver essa pauta com os profissionais do CGPA, entre em contato com Vera Moreira ou Ana Finatti, na assessoria de imprensa – (11) 3253-0586.
Calvície tem tratamento
A queda de cabelo pode começar em qualquer idade, mesmo na adolescência e é muito mais comum nos homens que nas mulheres. A temida calvície (alopécia) pode ser decorrente de fatores genéticos, do envelhecimento, das condições cutâneas locais e de doenças sistêmicas. Somente um dermatologista poderá dar um diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado para a queda de cabelo.
A calvície masculina é uma manifestação fisiológica que ocorre em indivíduos geneticamente predispostos, não sendo considerada uma doença. Na mulher a calvície pode se apresentar por alterações hormonais, como a síndrome do ovário policístico ou o hirsutismo, ou só pode começa a se manifestar após a menopausa, quando ocorre uma diminuição da produção dos hormônios femininos.
A dermatologista Daniela Landim explica: “Na primeira consulta é feito o diagnóstico clínico e pedidos exames para saber se há deficiência na tireóide, ferro, feriria, glicerina, passado cirúrgico, pós parto ou apenas genético. Daí, independente da causa, usa-se xampu com ácido salícilico e antifúngico para que o couro cabeludo consiga uma melhor penetração com produtos tópicos, aceleradores de crescimento. Quando chegam os exames, corrige-se a causa e começa a terapia capilar”.
Há tratamentos eficazes e com ótima resposta em seis sessões, como a hiperirrigaçao do couro cabeludo: injeta-se ativos de acordo com o quadro (fatores de crescimento, complexo de nutrição, botina, minoxidil), com descanso no LED (laser de baixa potência) para uma melhor penetração da medicação injetável.
A terapia capilar pode ser feita em qualquer idade, mas sempre com acompanhamento médico.
Dra Daniela Landim, dermatologista – www.dradanielalandim.com.br
Cuidados com a pele na gestação
A preocupação com a pele durante a gestação deve ser uma constante. Consultar uma dermatologista para acompanhar a gestante.
“Há 2 principais alterações estéticas na gestação,as estrias, e as manchas na face, o melasma. A melhor forma de evitá-las é entrar numa rotina matinal de: Filtro solar com fps 30 em diante, além da proteção e restrição solar rigorosa”, explica Dra Daniela Landim .
O uso do Fps é fundamental, pois a mancha é provocada pela radiação ultra violeta em qualquer quantidade de exposição ao sol.
A dermatologista Daniela Landim alerta para o uso de cosméticos. “Muito cuidado com os cosméticos. Maquiagens e perfumes; alguns produtos podem aumentar a absorção do pigmento na pele, no local da aplicação”.
“Não se esqueça, o tratamento do melasma deve ser feito sob orientação médica. Daí a importância da prevenção”, completa.
Para os cuidados durante a gravidez, a dermatologista Daniela Landim, dá as dicas:
– quanto às estrias é muito bem vindo o uso de hidratantes, várias vezes ao dia.
– O sabonete deve conter hidratante também.
– Aumentar a ingestão de integrais, gorduras boas, frutas, verdura e legumes ajudam no combate a flacidez da pele.
E para as mamães que acabaram de ter bebê, o conselho é ficar de olho em tratamentos eficazes. “Para tratamento pós amamentação: peelings clareadores, intradermoterapia com ácido trânexamico são os queridinhos para as manchas. Já as estrias, há o CO2 fracionado, peelins e carboxiterapia fazem o maior sucesso”.
Fonte: Dra. Daniela Landin – Médica Dermatologista
Vera Moreira Comunicação – Assessoria de Imprensa
11 3253-0586 / 3253-0729 / veramoreira@veramoreira.com.br
Especialista alerta sobre implicações para crianças que roncam
Ronco é o ruído produzido pela passagem do ar contra as paredes estreitas, obstruídas da via aérea e pode ocorrer em qualquer local, desde o nariz até a laringe. A médica otorrinolaringologista, Dra. Saramira Bohadana, alerta sobre os perigos no aumento da adenóide e/ou das amigdalas palatinas nas crianças. É importante ressaltar que o diagnóstico precoce e o tratamento correto sejam feitos o mais precoce possível, para evitar conseqüências irreversíveis.
A hipertrofia da adenóide promove o bloqueio da fossa nasal, consequentemente, a criança desenvolve respiração bucal e roncos, em alguns casos, ocorrem rinosinusites de repetição e alteração na ressonância da fala. A voz fica abafada e anasalada. “A criança respiradora bucal pode desenvolver alterações no crescimento crânio-facial irreversíveis, assimetria da maxila e mandíbula com alteração na conformação do palato e na arcada dentária; e alteração do sono, tornando-se mais superficial e muitas vezes com apnéias e paradas respiratórias”, explica a Dra. Saramira Bohadana.
Criança que tem rinite alérgica parece ter maior predisposição para a hipertrofia adenoamigdaliana e nesses casos, o quadro se apresenta muito pior, pois constantemente tem coriza e secreção nasal. Outro ponto importante é o sono deficiente e a dificuldade respiratória, que levam a alteração no crescimento e desenvolvimento da criança.
Sugestão de Pauta: Sugerimos uma matéria para esclarecer aos pais sobre as consequências e os tratamentos para crianças que roncam. Quando a cirurgia é indicada e quais os cuidados de prevenção. A Dra. Saramira Bohadana é médica otorrinolaringologista, especialista em casos de crianças com problemas respiratórios, colaboradora do ambulatório infantil de laringologia e voz do Hospital das Clínicas de São Paulo http://www.laringocenter.com.br. Contato com Vera Moreira ou Ana Finatti, na assessoria de imprensa – 11 3253-0586.
Vera Moreira Comunicação – Assessoria de Imprensa
11 3253-0586 / 3253-0729 / veramoreira@veramoreira.com.br
Commentaires