top of page
Foto do escritorVera Moreira

Pesquisa do Instituto Kaplan avalia impacto e importância da camisinha para adolescentes

pesquisa foi realizada na exposição “Por dentro da Camisinha”

O Instituto Kaplan realizou pesquisa com 1.625 adolescentes que participaram da exposição “Por dentro da camisinha”, entre 7 e 25 de novembro, montado no Catavento Cultural e Educacional. O objetivo é avaliar qual o impacto dos experimentos no conceito dos jovens sobre a camisinha. Esta avaliação foi focada na colocação, sensibilidade, elasticidade e eficácia da camisinha na proteção das DST/Aids.

Cerca de 97% dos visitantes da exposição eram adolescente entre 13 e 18 anos, sendo 63% meninas. Todos passaram pela demonstração da colocação do preservativo, fizeram o teste de elasticidade (vestir a camisinha na mão como luva) e percebem mudanças de temperatura e textura.

“Percebemos que a colocação da camisinha feminina era considerada pelos adolescentes “muito difícil”, mas 78% conseguiram mudar seu conceito depois das explicações da educadora. Outro impacto importante da pesquisa com os adolescentes foi em relação à sensibilidade do preservativo. Depois da experiência sensorial com a camisinha, 71% dos jovens mudaram sua opinião sobre a sensibilidade do preservativo. O crescimento percentual em relação à camisinha, de modo geral, demonstra a importância da informação aberta e precisa para que o jovem reflita sobre esses mitos”, explica Camila Macedo Guastaferro, coordenador do Instituto Kaplan.

A experiência na exposição

Os adolescentes, ao entrarem no espaço expositivo ganham jalecos de “testadores de qualidade” e são solicitados a preencher uma ficha de controle de qualidade que avalia a camisinha masculina e feminina. Eles devem dá uma nota de 0-10 para as questões apresentadas, antes e depois da experiência. Essa ficha de controle é um pré e pós teste, com o objetivo de verificar se houve impacto na sensibilização proposta pela metodologia do espaço expositivo.

Após um breve aquecimento com um jogo onde os jovens identificam a facilidade com que uma pessoa pode se infectar com uma DST, eles entram numa camisinha gigante para perceber a importância de sua proteção. Em seguida, os adolescentes vão para o espaço de experimentos com quatro totens demonstrativos e interativos sobre colocação, elasticidade e sensibilidade

Todos passam pela demonstração da colocação do preservativo feminino, colocação acompanhada de monitores do preservativo masculino, teste de elasticidade (vestir a camisinha na mão como luva) e perceber estímulos suaves (como sopro – em um experimento) e mudanças de temperatura e textura (contato da mão com preservativo em gel com temperatura fria/gelada). O objetivo dos experimentos é enfrentar os mitos associados ao uso do preservativo que envolvem os conceitos – colocação, sensibilidade, elasticidade e eficácia.

No fechamento da oficina, os adolescentes preenchem a ficha de controle de qualidade (pós teste) e compartilham, com o educador e o grupo, as experiências vivenciadas, recebendo um material de apoio (folheto) com mais informações.

 Resultado da Pesquisa


Colocação – Camisinha Masculina

Reduziram a nota

171

11%

Mantiveram a nota

556

34%

Aumentaram a nota

898

55%


Elasticidade – Camisinha Masculina

Reduziram a nota

108

7%

Mantiveram a nota

442

27%

Aumentaram a nota

1075

66%

Sensibilidade – Camisinha Masculina

Reduziram a nota

121

7%

Mantiveram a nota

357

22%

Aumentaram a nota

1147

71%


Eficácia – Camisinha Masculina

Reduziram a nota

167

10%

Mantiveram a nota

802

49%

Aumentaram a nota

656

40%


Colocação – Camisinha Feminina

Reduziram a nota

158

10%

Mantiveram a nota

205

13%

Aumentaram a nota

1262

78%


 

Instituto Kaplan – www.kaplan.org.br

Fonte – Camila Macedo Guastaferro


 

Vera Moreira/ Assessora de Imprensa do Instituto Kaplan/ (11) 3253-0586

  Catavento Cultural e Educacional instituição da Secretaria de Estado da Cultura

Serviço:

Exposição: Por dentro da camisinha

Local: Claustro

Quando: até o dia 16 de dezembro

Catavento Cultural e Educacional

Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h (bilheteria fecha às 16h)

Endereço: Palácio das Indústrias – Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/n, Centro – São Paulo/SP

Quanto: R$ 6 e meia-entrada para estudantes e idosos

Acesso por transporte público: estação de metrô Pedro II e terminal de ônibus do Parque Dom Pedro II

Estacionamento: R$ 5 (capacidade para 200 carros)



Informações para a imprensa

Approach (11) 3846.5787

Secretaria de Estado da Cultura

Ciro Bonilha – (11) 2627- 8166 cbonilha@sp.gov.br

Ellen Oliveira – (11) 2627-8243 ellenoliveira@sp.gov.br

Comentários


bottom of page