top of page
Foto do escritorVera Moreira Comunicação

Políticas públicas de saúde e educação para reduzir gravidez na adolescência

O número de adolescentes entre 10 e 19 anos grávidas no Estado caiu 37% em 11 anos, segundo dados da Secretaria da Saúde do estado de São Paulo, produzido com base nos dados da Fundação Seade. Esse número é comemorado pelo Instituo Kaplan, que há 20 anos trabalha com projetos de educação sexual, desenvolvimento de ferramentas educacionais e capacitação de educadores que trabalham com adolescentes.

O projeto Vale Sonhar, um programa de prevenção de gravidez na adolescência através de oficinas para jovens do segundo grau em aulas de Biologia na rede estadual dos estados de Alagoas, Espírito Santo e São Paulo que atendeu, nos últimos três anos, mais de 340 mil jovens (13-19 anos).

“Só nesse Projeto, a redução anual da gravidez entre adolescentes caiu mais de 50%. O fato da gravidez estar diminuindo é graças a políticas públicas. E São Paulo é um exemplo concreto, com políticas na saúde (casa do Adolescente) e na educação (Vale Sonhar), da importância destas ações para a diminuição do índice de gravidez”, destaca Maria Helena Vilela.

O Instituto Kaplan implanta o projeto Quebra Tabu, mais uma metodologia para um programa mínimo de Educação Sexual nas escolas de ensino fundamental II, por meio do currículo de ciências.

“Participar de ações de vanguarda, inovadoras na prevenção de gravidez na adolescência e nas DST/Aids com adolescentes é a nossa grande conquista”, comenta a diretora do Instituto Kaplan.

Instituto Kaplan – www.kaplan.org.br Fonte – Maria Helena Vilela – diretora

Vera Moreira/ Assessora de Imprensa/ Tel: (11) 3253-0586

Kommentare


bottom of page