Proposta para novos usos das salas de cinema deve aumentar 80% a ocupação e faturamento
- Vera Moreira Comunicação

- 24 de mar. de 2023
- 3 min de leitura
O mercado de salas de cinema no Brasil vem enfrentando desafios nos últimos anos, mas ainda apresenta oportunidades para aqueles que estão dispostos a investir. Segundo dados do Sindicato das Empresas Exibidoras Cinematográficas do Estado de São Paulo (SEEC-SP), o país possui cerca de 3.300 salas de cinema, distribuídas em mais de 600 complexos.
Apesar do número expressivo de salas, o faturamento do setor vem apresentando queda. Entre os desafios que o mercado enfrenta, destaca-se a concorrência com outras formas de entretenimento, como serviços de streaming.
Para solucionar o desafio de encher as salas de cinema e modernizar as ofertas de entretenimento, o Grupo Consciência, que há 30 anos presta serviços tecnológicos e consultoria para o segmento, lançou uma ousada estratégia que transforma a experiência das pessoas com o cinema em espaços interativos para competições de games, acompanhar esportes e apresentações de festivais e bandas em ‘real time’.
O VP de Estratégia, Inovação e Cultura do Grupo Consciência, Rafael Meschiatti, apresentou esse novo modelo de negócios para mais de 50 gestores e executivos de redes de cinema, com boa repercussão: “Nosso pacote de soluções começa com a viabilidade técnica da Caton, maior empresa de transmissão ao vivo por IP, sem uso de satélites, e com a Integradora Digital para suprir as demandas de estrutura para implantar projetos customizados.
Para o leque de atrações, alinhamos com o Arena Hub, maior eixo de negócios de modalidades esportivas e a 3C.GG, ecossistema do mundo dos games, mercado que movimenta bilhões e tem cerca de 128 milhões de jogadores no Brasil. O Mercado Pago vai proporcionar praticidade e segurança para o mix de atrações como meio de pagamento. Podemos em pouco tempo passar de 20% para 80% de ocupação das salas de cinema”, resume Rafael Meschiatti.
Mesmo que o mercado de cinema venha se reinventando com a oferta de programações especiais, como festivais de cinema, sessões de filmes clássicos e eventos temáticos, esse mix proposto pelo Grupo Consciência une tecnologia, entretenimento e oportunidades comerciais ainda inexploradas, como a interação com o e-commerce no saguão e nas telas do cinema. Outra oportunidade é a expansão para regiões do país que ainda não exigem complexos de cinema. Segundo o SEEC-SP, apenas 29% dos municípios brasileiros possuem salas de cinema, o que representa uma grande oportunidade de expansão para empresas do setor.
“Achei muito importante a provocação feita à indústria de pensar fora da caixa, refletir sobre outras formas de rentabilizar as salas e ter um olhar mais cuidadoso e atento sobre a necessidade de se reinventar e focar na evolução do business. Acredito que essas discussões deveriam ser frequentes no nosso mercado e uma sugestão que fiz no dia do evento é que trouxéssemos este tipo de reflexão de forma recorrente, em um espaço dedicado, nos eventos que temos anualmente”, diz Camila Calil – Gerente de Marketing Itaú Cinemas.
Apesar dos desafios enfrentados pelo mercado de salas de cinema no Brasil, a oferta de experiências imersivas e de expansão para regiões ainda não exploradas podem ser caminhos para o sucesso.
“Vendemos 22 milhões de ingressos em 2022 em 1.200 salas, detemos 26% do mercado, mas é possível fazer mais estando atento às demandas do público. O cliente mudou a maneira de consumir o produto cinema. Não é mais só filme com pipoca, mas uma experiência relevante por estar com a pessoa que se ama, com a família e amigos”, destaca Rafael Meschiatti.
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