top of page

Reeducação alimentar para combater o colesterol e manter a saúde do coração

  • Foto do escritor: Vera Moreira Comunicação
    Vera Moreira Comunicação
  • 8 de ago. de 2013
  • 2 min de leitura

O Dia Nacional de Combate ao Colesterol (8 de agosto) foi instituído para que haja uma reflexão sobre a importância de controlar os índices de colesterol no sangue. A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) revela que 20% das crianças e adolescentes apresentam níveis elevados de colesterol.

O médico Roberto Rocha e Silva, autor do livro “Querido Coração”, alerta que “a meta em relação ao nível de colesterol a ser atingida depende do que o paciente apresenta: sem antecedentes familiares e sem outros fatores de risco para infarto devem estar com o colesterol ruim abaixo de 130; com outros fatores de risco, mas sem diagnóstico de obstruções instaladas em seu coração devem ter este colesterol abaixo de 100; e pacientes com obstruções instaladas com ou sem infarto prévio tem uma meta abaixo de 80”.

Como nem sempre estas metas são alcançadas apenas com alimentação adequada, muitas vezes é necessário o uso de medicação específica. “Logo, como toda a doença, um médico deve diagnosticar, tratar e acompanhar de forma individualizada. Não há receita de bolo, infelizmente”, diz Roberto Rocha e Silva.

​            No consultório, o conselho do Dr Roberto é fazer uma reeducação alimentar para ser adotada a vida toda.

“Diz o dito popular que devemos tomar o café da manhã como reis, almoçar como príncipes e jantar como mendigos. Nada mais correto. As primeiras duas refeições fornecem energia para enfrentar o dia a dia. E, se tudo correr bem, isso incluirá a cota diária de exercícios. O bom senso levará a uma alimentação variada e saudável desde que a escolha pela saúde esteja realmente em nossa mente e coração”, recomenda o cirurgião cardiovascular.


Sobre o autor – Dr. Roberto Rocha e Silva é membro da Unidade Cirúrgica do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. É especialista em cirurgia de revascularização do miocárdio sem circulação extracorpórea (CEC) e chefia a equipe de cirurgia cardiovascular que atua no Hospital Pitangueiras do Grupo SOBAM e no Hospital Paulo Sacramento do Grupo Intermédica. É a terceira equipe brasileira credenciada para realizar Cirurgias Minimamente Invasivas (no inglês, MIS) com o uso de Cateter Aórtico (EndoClamp®).


Capa_Querido Coração

                Ficha Técnica – “ Querido Coração” 

Autor: Roberto Rocha e Silva

Editora – Metalivros

Preço de capa: R$ 19,90





Vera Moreira/ Assessora de Imprensa/ (11) 3253-0586/ 9 99731474

 
 
 

Comentários


bottom of page