top of page

Reforma do Judiciário é necessário na sociedade moderna

Foto do escritor: Vera Moreira ComunicaçãoVera Moreira Comunicação

O convidado internacional do “4º Seminário de Jurimetria, Direito e Estatística: avaliando as consequências das normas jurídicas” foi o diretor do Centro de Estudos Empíricos – Academia Sinica de Taiwan, Dr Kuo-Chang Huang, uma das mais importantes autoridades também da Universidade de Cornell. Ele apresentou uma reflexão sobre reforma do poder judiciário, em especial o papel da Suprema Corte, na sociedade moderna.


Tomando o exemplo de seu país, Taiwan, Dr Huang explicou que os ministros da Suprema Corte escolhem os processos que querem atuar, não são acessíveis aos advogados e julgam – muitas vezes – por interesses individuais ou políticos. Ele defendeu uma reforma de grande impacto social, com uma análise da transformação da sociedade moderna, oferecer uma análise de impacto regulatório. 

Dr Huang é polêmico e crítico do judiciário de Taiwan, com publicação de artigos que mobilizam os formadores de opinião daquele país. Numa provocação aos participantes do Seminário, ele propõe que a sociedade cobre boas práticas de todas as instâncias do judiciário.

Imagem

O acadêmico acompanhou com especial interesse as palestras sobre segurança pública e como pensar o Direito de forma estratégica, que reuniu conselheiros do CNJ, juristas e o presidente do Tribunal de justiça de S.Paulo.

No evento, a Associação Brasileira de Jurimetria, uma das promotoras do evento, lançou o Portal da Jurimetria (http://portal.abjur.org.br) com divulgação de três trabalhos: Falência e recuperação; Justiça em números interativos; e sobre inferências e causalidades.

Vera Moreira/ Assessora de Imprensa/ (11) 3253-0586  veramoreira@veramoreira.com.br

留言


bottom of page