Selo da Controlar não garante segurança na viagem de férias
Feriado, festas de final de ano e férias. É a época de pegar o carro e cair na estrada. Para os motoristas, o importante é não esquecer de checar os itens de segurança do veículo. Muitos têm a falsa impressão que o carro está em ordem só porque conseguiram a aprovação na inspeção veicular.
O selo da Controlar, que significa a aprovação do veículo nos itens inspecionados para reduzir a emissão de gases poluentes, não garante que o veículo está em boas condições, principalmente na parte mecânica.
O engenheiro mecânico e diretor da Chevy Auto Center, Denis Marum, alerta: “É indispensável fazer revisão dos itens de segurança do carro e checar todos os sistemas. Infelizmente, estes itens não são verificados pela Controlar”.
A lista de verificação básica é:
Pneus – Não podem estar lisos, pois fazem perder o atrito com o asfalto e devem estar calibrados, conforme o modelo/peso do veículo. Sistema de freios – É um dos principais componentes de segurança do automóvel. Devem ser verificados discos, pastilhas, lonas traseiras e o nível do fluído. Não se esquecer de regular o freio de mão. Sistema de Arrefecimento: Deve ser verificado sempre o nível de água do motor, pois o sistema tem como tarefa principal eliminar o calor do motor evitando o superaquecimento. Sistema Elétrico: Luzes devem estar funcionando corretamente: setas, faróis, luz interna e outras. Nível de óleo do motor: Deve ser verificado semanalmente, completado e ou trocado conforme a necessidade. Suspensão: Tem que estar alinhada, pois vai garantir a estabilidade na direção do carro e o conforto dos passageiros.
A validade do extintor de incêndio deve ser verificada e as luzes das lanternas devem estar em perfeito estado de funcionamento. As palhetas dos limpadores de parabrisas não podem estar ressecadas. E para concluir, Denis Marum alerta que carros com mais de dois anos, devem checar a bateria, que deve estar com carga completa para, em caso de necessidade, suportar uma sobrecarga de serviços.
A manutenção do carro, feita por um mecânico de confiança, é indispensável, para não colocar a família e a vida de terceiros em risco, ser multado ou ter a viagem interrompida pela Polícia Rodoviária em caso de fiscalização.
REVISÃO DO CARRO ANTES DE PEGAR ESTRADA FONTE: DENIS MARUM – ENGENHEIRO MECÂNICO www.chevyautocenter.com.br
Vera Moreira Comunicação – Assessoria de Imprensa
11 3253-0586 / 3253-0729 / veramoreira@veramoreira.com.br
Comments