top of page
Foto do escritorVera Moreira

Setor global de FLV se reúne para discutir redução de carbono e aumento do consumo de produtos fresc

Os presidentes dos Conselhos de todos os países onde a IFPA (International Fresh Produce Association) tem associados se reuniram no Chile para uma reunião de estratégia e tendências do setor de frutas, flores, legumes e verduras.

Assuntos técnicos e as relações comerciais estiveram na pauta, mas foram os desafios de sustentabilidade que dominaram as discussões, como a redução do uso de plástico e como contribuir com a diminuição da pegada de carbono.

             Alex Lee, presidente do Conselho da IFPA no Brasil participou do encontro e resume algumas ações deliberadas pela entidade: “Há uma pressão para diminuir o uso de plástico nas embalagens de FLV, como parte dos compromissos ambientais de cada país. A questão de retirar o plástico acaba sacrificando a segurança alimentar, já que expõe o produto a contaminações, por isso existe um paradoxo nesta redução, pois será muito difícil manter a segurança alimentar sem o uso de plástico. Os estudos mostram que o setor inteiro de FLV representa 3% das embalagens plásticas. Por que não reduzir os plásticos em embalagens de bolachas, por exemplo?”

Outro assunto muito discutido foi a contribuição do setor para a redução da emissão de carbono. “Nosso setor é o único que pode reduzir a emissão de carbono. Se dobrar o consumo atual de FLV, reduz-se em 25% o CO2 do mundo, isto incluindo a questão da indústria de embalagens associadas aos produtos”, explica Alex Lee.

Os altos custos de produção afetaram a indústria de produtos frescos no mundo todo, mas o setor não vai sacrificar a qualidade de alimentos e vai intensificar as campanhas de consumo enfatizando a saudabilidade. “Outro ponto discutido com o varejo é ofertar produtos prontos (convenience) como estratégia para atender o consumidor. Aqui no Brasil, a IFPA realiza a Campanha de Sazonalidade para incentivar o consumo de frutas da época, disponibilizando materiais digitais de marketing e informativos para todo o varejo gratuitamente”, pontua Lee.

A International Fresh Produce Association (IFPA) é a maior e mais diversa associação internacional que atende toda a cadeia de suprimentos, a primeira a defender os interesses e apoiar os associados da indústria de produtos frescos e florais. No Brasil, tem mais de 110 associados, de todos os elos da indústria de frutas, flores, legumes e verduras – https://www.freshproduce.com.

Vera Moreira Comunicação – Assessoria de Imprensa da IFPA no Brasil (11) 3253-0729 | 99973-1474 – veramoreira@veramoreira.com.br

Comments


bottom of page