Como parte das ações do projeto “Fronteiras Abertas”, o Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita) lançou nesta terça-feira, dia 9 de agosto, o hotsite www.fronteirasabertas.org.br com o objetivo de manter atualizadas as informações do Projeto e ampliar o debate de temas como: a fragilidade no controle de fronteiras, o combate ao contrabando, a pirataria, o tráfico de drogas, armas e munições, bem como promover o acompanhamento de ações governamentais como o Plano Estratégico de Fronteiras (lançado em junho deste ano pelo Governo Federal).
O Sindireceita contribui com a divulgação de uma série de vídeos que mostram a necessidade de ampliação e modernização da
aduana brasileira. Nos VT’s são apresentadas mensagens destacando a necessidade de ampliação da presença da Receita Federal e dos Analistas-Tributários nas fronteiras, além de revelar ao país as dificuldades enfrentadas pelos servidores públicos que atuam na linha de frente no combate aos crimes transfronteiriços.
A presidenta do Sindireceita, Sílvia Felismino, ressalta que as novas ações veem se somar ao livro “Fronteiras Abertas – Um retrato do abandono da aduana brasileira”, lançado em dezembro do ano passado e distribuído para todo o País.
“Mais do que chamar a atenção para esse grave problema nacional, que é a falta de fiscalização nas fronteiras, queremos qualificar o debate sobre a necessidade urgente de modernização da aduana brasileira. É claro que a questão da segurança pública acaba ficando em primeiro plano, mas é preciso que a sociedade perceba que sem mais investimentos e servidores da Receita Federal na área aduaneira o Brasil continuará encabeçando a fila de países em que se perde mais tempo na liberação de importações e exportações, gerando perda de competitividade e aumento de custos para as empresas nacionais”, finaliza.
Comments