top of page
Foto do escritorVera Moreira

Sugestão de pauta – médica fala sobre crianças com traqueostomia

Dia – 21 de março   – Local – Hospital Porto Dias – Belém Fonte – Dra Saramira Bohadana – otorrinolaringologista

Atualmente há um grande número de crianças que passam por traqueostomia. Esse é o tratamento indicado como uma alternativa para estabelecer a respiração de pacientes que apresentam obstrução à passagem de ar na laringe. Essa obstrução em crianças, que é denominada de estenose, pode ter como causa a entubação traqueal em bebês em UTI neonatal.

Com o advento das fertilizações, observa-se um aumento no nascimento de prematuros. Associado ao fato de que as UTIs Neonatais têm tecnologia para manter vivos bebês muito prematuros que no passado não sobreviveriam.

Esses bebês necessitam respirar por aparelhos que ventilam o pulmão, através de tubos que são locados na traquéia. Como a laringe desses bebês é muito pequena, ocorre um trauma na mucosa delicada da laringe e, consequentemente, forma cicatriz que fecha esse tubo parcialmente e dificulta a respiração dessas crianças. Daí a necessidade de se estabelecer a respiração através de uma traqueostomia.

            Para explicar quais as situações, os cuidados e os procedimentos de orientação para os pais, propomos uma matéria com a médica Saramira Bohadana, que é médica otorrinolaringologista, especialista em casos de crianças com problemas respiratórios, colaboradora do ambulatório infantil de laringologia e voz do Hospital das Clínicas de São Paulo e responsável pelo Laringicenter em S.Paulo (www.laringocenter.com.br ). Ela é paraense e estará em Belém, dia 21 de março, operando com Dr. Moacyr Pinto Rocha, no Hospital Porto Dias.

            Se quiser marcar uma entrevista com a médica, por favor, marque com antecedência com Vera Moreiraou Ana Finatti, na assessoria de imprensa – (11) 3253-0586/ 9973-1474  veramoreira@veramoreira.com.br


 

Vera Moreira/ Assessora de Imprensa/ Tel: (11) 3253-0586


 

Comments


bottom of page