Tecnologias usadas pela Razonet tornam a contabilidade digital mais ágil e confiável
- Vera Moreira Comunicação

- 9 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
A contabilidade digital é uma tendência crescente no mercado, impulsionada pela necessidade de uma gestão financeira mais eficiente e ágil. Com a tecnologia, é possível automatizar processos, reduzir erros e ter uma visão mais precisa e integrada das finanças do Microempreendedor Individual (MEI) e de empresas optantes pelo Simples Nacional. Nesse contexto, a linguagem de programação e a infraestrutura de dados desempenham um papel fundamental.
A linguagem de programação é o que permite desenvolver os softwares utilizados na contabilidade digital. No caso da Razonet, Ruby e JavaScript (backoffice e site) e React Native (mobile) são as mais usadas. Com essas linguagens, é possível criar sistemas customizados que atendam às necessidades específicas de cada cliente. Além disso, a linguagem de programação também possibilita que o aplicativo da Razonet forneça informações contábeis de forma remota e segura para os 2.650 clientes da startup catarinense.
Já a infraestrutura de dados é essencial para garantir a segurança, integridade e disponibilidade das informações contábeis. Ela engloba desde a estruturação dos bancos de dados até a implementação de políticas de backup e recuperação desses dados. A infraestrutura também é responsável pela gestão de dados sensíveis, como informações financeiras e tributárias, que devem ser protegidas de acordo com as normas e regulamentações em vigor.
“Utilizamos infraestrutura de dados nas plataformas Google Cloud Platform (GCP) e Amazon Web Service (AWS), como os serviços EC2 e RDS (Relational Database Service). Também utilizamos frameworks de desenvolvimento, como o Ruby On Rails (RoR) para o front e back-end dos sistemas e Vue.js para interfaces dinâmicas quando necessário. Utilizamos banco de dados PostgreSql, IDEs como o Visual Studio Code ou Sublime Text para desenvolver os códigos, Insomnia ou Postman para testes de rotas e requisições de APIs e browsers modernos como Firefox, Chrome, entre outros”, explica Reinaldo Nunes, programador da Razonet.
Como cada membro do time se identifica com um tipo de tecnologia, o repertório aumenta ainda mais a eficácia do serviço de contabilidade digital. “Enquanto eu prefiro VS Code, meu colega utiliza com mais frequência o Ruby Mine. Alguns utilizam sistema operacional Ubuntu, enquanto outros gerenciam suas atividades no backoffice pelo Windows ou Mac Os.”, finaliza Nunes.
A Razonet oferece, ainda, os serviços da Razonet Bank, fintech criada exclusivamente para clientes que contratam a contabilidade digital, facilitando a forma como as empresas gerenciam suas finanças, tornando os processos mais eficientes, transparentes, rápidos e tecnológicos.
Razonet Contabilidade Digital – www.razonet.com.br
Vera Moreira Comunicação – Assessoria de Imprensa da Razonet Vera Moreira – (11) 99973-1474 – vera@veramoreira.com.br




Comentários