top of page
Foto do escritorVera Moreira Comunicação

Transformação digital: a nova era da contabilidade para as PMEs

Quem abre uma pequena empresa está realizando o sonho de empreender e colocar em prática aquilo que sabe fazer de melhor, com autonomia e independência. Mas, para vencer toda a burocracia, é preciso o apoio de um contador.

Tradicionalmente, os profissionais de contabilidade contratados são terceirizados, recebem as informações contábeis de forma passiva, produzem alguns relatórios e guias de pagamento de impostos e, geralmente, tem um custo elevado.

Esse panorama vem mudando rapidamente. A transformação digital da contabilidade deu origem a uma série de novas tecnologias que permitem gerir processos de forma automatizada. Nesse novo cenário o contador passa a ter tempo de contribuir efetivamente com os empreendedores.

Pioneira nesse cenário, a Razonet Contabilidade Digital, uma startup que conta com os 28 anos de experiência dos seus sócios, foi fundada por dois empresários com trajetórias profissionais complementares, Valdenir Menegat e Odivan Cargnin.

Menegat, sócio e fundador de um grande escritório de contabilidade tradicional, e Cargnin, CFO (diretor financeiro) da Irani Papel e Embalagem S.A., com duas décadas de experiência no mercado financeiro.

Depois de três anos desenhando o modelo da nova empresa, no início de 2019, os dois lançaram no mercado a Razonet, focada em serviços de contabilidade digital voltados para pequenas empresas optantes pelo Simples Nacional e que atende em todo o País.

Na Razonet é possível abrir uma empresa em qualquer estado e emitir notas fiscais, tudo sem custos adicionais. O pequeno e médio empresário encontram na Razonet todo apoio necessário para sua jornada empreendedora, de forma simples e ágil. “Criamos a Razonet para simplificar a vida do pequeno empreendedor brasileiro”, afirmam os sócios.

A Razonet utiliza um aplicativo de celular e uma versão web para desktop, com o principal objetivo de proporcionar uma experiência única em contabilidade para que os empreendedores possam focar no seu negócio.

“O aplicativo é nosso meio de comunicação com o empresário. É nele que o empreendedor tem acesso à contabilidade em tempo real”, explica Luana Menegat, CEO da Razonet. “O cliente consegue acompanhar o faturamento e despesas, cadastrar empregados, enviar e receber documentos, emitir notas fiscais, receber guias de tributos para pagamentos, além de ter acesso ao feed de notícias para acompanhar as alterações na legislação em primeira mão.”

O app é estratégico, diz ela, porque funciona como uma plataforma digital que atende às necessidades dos empreendedores que não têm conhecimento sobre contabilidade. “O empresário precisa ter controle e informações de forma ágil para tomar as decisões mais bem embasadas. E, para ter controle, ele deve ter conhecimento. O aplicativo possibilita esse acesso simples e intuitivo à gestão contábil, um tema com o qual a maior parte dos empresários não tem afinidade.” Os clientes Razonet contam, no aplicativo, com vídeos instrutivos, semanais, que abordam, em menos de 60 segundos, temas sobre contabilidade e empreendedorismo.

O reconhecimento do mercado veio rapidamente: neste momento, a empresa, já atende mais de 200 cidades de todos os estados do país.

Atendimento personalizado

A CEO lembra que o uso de plataformas digitais não significa que o atendimento seja distante – pelo contrário, a Razonet valoriza a relação humana e personalizada. “A tecnologia é uma aliada na automatização dos processos para, assim, lidarmos com as dúvidas cotidianas de nossos clientes de forma individual”, afirma. “Nosso atendimento permite uma proximidade que, muitas vezes, nem o contador presencial pode oferecer”, diz Luana Menegat.

Os profissionais da empresa estão disponíveis por meio de um canal exclusivo, pelo WhatsApp e pelo Telegram. “Tudo isso somado nos permite oferecer um serviço qualificado, diferenciado e com custos até 50% menores para os nossos clientes”, lembra Luana Menegat. A mensalidade é fixa e inclui, além dos serviços societários, a emissão de notas fiscais, realizadas com apenas alguns cliques pelo app ou pelo desktop, sem pagamento de taxas extras.

Além do preço fixo e da facilidade para ter acesso a informações e orientações, a Razonet se diferencia por trabalhar apenas com documentos digitalizados, que podem ser acessados de qualquer lugar, a qualquer momento, sem burocracia.

Em outras palavras, resume a CEO, “a Razonet oferece serviços de contabilidade digital com economia, atendimento humanizado e muito mais qualidade”. Novos tempos para os pequenos e médios empreendedores.

* Matéria publicada originalmente na PEGN

** Se estiver pautando matéria sobre startup, transformação digital corporativa, perfil de investidor, ferramentas de serviços digitais para MEI e PME e parcerias estratégicas para microempreendedor, entre em contato para ajudar com fontes ligadas a RAZONET.

Vera Moreira Comunicação – Assessoria de Imprensa (11) 3253-0729 / 99989-6217 / vera@veramoreira.com.br

Comentários


bottom of page