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Vícios ao dirigir diminuem vida útil do carro

Foto do escritor: Vera Moreira ComunicaçãoVera Moreira Comunicação

Vem aí uma sequência de feriados prolongados e é necessário deixar o carro em ordem para uma viagem segura. Além dos itens de manutenção preventiva, alguns cuidados podem ampliar a vida útil do veículo. “Muitos motoristas utilizam o carro de forma errada, com alguns vícios, como apoiar o pé no pedal da embreagem. A maioria dos motoristas desconhece que pode prejudicar o sistema de câmbio ou do ar condicionado”, explica Denis Marum, engenheiro mecânico e diretor da Chevy AutoCenter.

Na estrada

*  câmbio automático: algumas pessoas descem a serra com o câmbio automático na posição N (neutro), em breve seu cambio necessitara de manutenção, pois na posição N (neutro) a bomba de lubrificação interna da maioria dos câmbios automáticos não funciona, fato que provocara um desgaste prematuro nas peças internas. A posição N apenas deve ser utilizada com o carro parado ou para pequenos deslocamentos.

* ligar o ar condicionado na estrada ou em avenidas em alta velocidade. Quando você esta em uma velocidade acima de 90km/h o motor do seu carro estará com uma rotação próxima de 2000 giros por minuto (2000RPM) e o compressor do ar condicionado estará parado, no momento em que você liga o ar condicionado o compressor passa de zero a 2000RPM em uma fração de segundos, que causa o chamado calco hidráulico do compressor.

*  Se você possui um carro com câmbio mecânico, desça a serra engrenado, apesar da rotação do motor subir, a injeção eletrônica corta a alimentação dos bicos injetores quando você tira o pé do acelerador. Sendo mais objetivo, o consumo de combustível será igual ao de um carro na “banguela”.

 Estacionado

* Outro hábito prejudicial no câmbio automático é parar o carro, colocar na posição P (Parking) e depois puxar o freio de mão. O correto e parar o veículo, colocar a alavanca na posição N (neutro), puxar o freio de mão e depois colocar a alavanca na posição P(parking). O objetivo deste procedimento é evitar que o peso do carro fique sobre o câmbio, principalmente quando estacionar em ruas íngremes.

*   não esterçar o volante com direção hidráulica com o carro parado ou colado na guia, porque o sistema de direção hidráulica não permite ao motorista saber a verdadeira dimensão da força que o sistema está fazendo para esterçar a roda. O esforço excessivo acaba por provocar vazamentos na caixa e na bomba da direção hidráulica.

Fonte – Denis Marum – engenheiro mecânico

Vera Moreira/ Assessoria de Imprensa/ Tel: (11) 3253-0586

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